Publicado 09 de Maio de 2015 - 5h00

Por Delma Medeiros

Ensaio do espetáculo 'Electric Party Songs', que será apresentado na Casa de Cultura Tainã, na Vila Padre Manoel da Nóbrega

Suellen Leal

Ensaio do espetáculo 'Electric Party Songs', que será apresentado na Casa de Cultura Tainã, na Vila Padre Manoel da Nóbrega

A equipe do Open Program, um dos núcleos do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, grupo de pesquisa artística radicado em Pontedera, na Itália, está em Campinas com o projeto 'Cantando Estradas: Encontros com o Open Program' para uma série de atividades.

Esta semana, o diretor do Open, Mário Biagini, discípulo do polonês Grotowski (1933-1999), coordenou um workshop na Casa de Cultura Tainã, do qual participaram grupos locais que atuam no resgate e preservação da cultura negra. O resultado desse trabalho é o espetáculo 'Electric Party Songs', que será apresentado neste sábado (9), na sede da Tainã, com entrada franca.

Mescla

O espetáculo, do repertório do Open Program, reúne canções, danças e ações baseadas no repertório afroamericano do Sul dos Estados Unidos e na poesia do escritor beat Allen Ginsberg (1926-1997). “O Open Program faz um intenso trabalho de pesquisa dos cantos tradicionais afroamericanos.

Em Campinas, o projeto realiza encontros com as comunidades que promovem a cultura negra, agregando seus integrantes ao espetáculo. A equipe ficou esta semana hospedada na Casa de Cultura Tainã, onde também ocorreu o workshop”, explica Suellen Leal, produtora-executiva do projeto.

"A proposta é de encontro, assim, convidamos o público a levar algo para compartilhar, um alimento, uma bebida. No intervalo e no final do espetáculo teremos esse momento de partilha”, informa Suellen.

Resgate

“O Open faz um resgate interessante dos cantos escravos americanos, um trabalho de grande profundidade, com interpretação dos cantos e da linguagem corporal. Está sendo uma experiência muito rica”, afirma Antonio Carlos dos Santos Silva, o TC, coordenador da Tainã.

Além da Tainã, participaram do workshop a equipe do Open, integrantes das comunidades Jongo Dito Ribeiro e Urucungos, atores do Lume Teatro e alunos da Unicamp.

O projeto

'Cantando Estradas: Encontros' com o Open Program foi idealizado pelo ator e produtor campineiro Luciano Mendes de Jesus, que em 2014 integrou a equipe do Open Program em suas atividades de pesquisa em Pontedera. De volta ao Brasil, junto com a produtora Palipalan de Arte e Cultura, apresentou o projeto, que foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), do governo do Estado.

Na próxima quarta-feira (13), o Open Program e o Lume Teatro realizam um encontro público em que conversarão sobre suas trajetórias artísticas.

AGENDE-SE 

O quê: Espetáculo Electric Party Songs

Quando: Neste sábado (9), às 20h

Onde: Casa de Cultura Tainã (Rua Inhambu, 645, Vila Padre Manoel de Nóbrega, EM Campinas (SP), fone: (19) 3228-2993

Quanto: Entrada franca

Escrito por:

Delma Medeiros