Publicado 07 de Maio de 2015 - 5h00

Estudantes no Cursinho Objetivo em Campinas estudando nesta semana para fase decisiva do vestibular da Universidade Estadual de Campinas

César Rodrigues/ AAN

Estudantes no Cursinho Objetivo em Campinas estudando nesta semana para fase decisiva do vestibular da Universidade Estadual de Campinas

Estudantes com intenção de começar um curso superior ainda neste ano devem ficar atentos com as datas de inscrições dos vestibulares de Inverno. Em Campinas, sete faculdades e universidades estão com inscrições abertas para o vestibular de meio do ano. As provas acontecem entre maio e agosto, mês de início das aulas.

Entre as instituições de ensino, a que tem o prazo mais apertado para as inscrições é a Metrocamp. O prazo é o próximo dia 15. A universidade dispõe de 27 cursos de graduação para o vestibular de Inverno. A prova está marcada para o dia 16 de maio. A taxa é de R$ 40,00. Os interessados devem se inscrever pelo site da instituição.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie também tem prazo apertado para a inscrição, que vence no dia 29 deste mês. As inscrições são realizadas exclusivamente no site da universidade. A lista dos classificados será divulgada no dia 25 de junho e a matrícula será feita de 25 a 29 de junho.

Novos cursos

O processo seletivo da Faculdade Anhanguera será realizado nos dias 16 e 17 de maio. Para o próximo semestre, duas das quatro unidades de Campinas contarão com cursos novos em suas grades. A partir de agosto, a Unidade JBDunlop (FAC 1) oferecerá os cursos de Tecnologia em Logística e em Gestão de Recursos Humanos, na modalidade presencial.

Já a unidade Ouro Verde (FAC 4) contará com os cursos de Educação Física (Bacharelado) e Engenharia de Produção, também na modalidade presencial.

Na Esamc, a data limite para inscrições é 27 de maio pelo site da instituição. Na Unip as inscrições e provas acontecem em todo mês de maio. Já as inscrições o processo seletivo no vestibular de Inverno da PUC-Campinas seguem até 14 de junho.

Outras instituições

Na Universidade São Francisco (USF) os candidatos podem se inscrever para a modalidade eletrônica até o dia 12 de agosto, exceto para o curso de medicina, que tem inscrições abertas até 19 de junho.

A estudante Pâmela Vieira, de 17 anos, não conseguiu passar na faculdade pretendida no começo do ano e, aproveitou os primeiros meses deste ano para fazer um intensivão e ingressar no curso sonhado. “Quero direito na mesma faculdade dos meus irmãos. O vestibular de meio do ano funciona como uma segunda chance. Por isso não fiquei tão triste quando vi que não passei. Agora estou mais preparada e não dá mais aquele friozinho de primeiro vestibular da vida”, afirmou.

O mesmo pensamento tem a prima de Pâmela, Jéssica Oliveira, de 18 anos. “Também não fiz um vestibular tranquilo. Fiquei bastante nervosa e ansiosa o que atrapalhou. Estou bastante nesses meses e acredito que consigo passar dessa vez”, disse.

PROGRAMA-SE

Anhanguera

Inscrições: até 15 de maio. Provas: 16 e 17 de maio. Mais informações acesse www.vestibulares.br

Esamc

Inscrições: até 27 de maio. Provas: 31 de maio. Mais informações acesse www.esamc.br

Mackenzie

Inscrições: até 29 de maio. Prova: 13 de junho. Mais informações acesse www.mackenzie.br

Metrocamp

Inscrições: até 15 de maio. Prova: 16 de maio. Mais informações acesse www.metrocamp.com.br

PUC-Campinas

Inscrições: 5 de maio a 14 de junho. Provas: 27 de junho - prova específica aos candidatos de direito. 28 de junho - prova geral para todos os candidatos. Mais informações acesse www.puc-campinas.edu.br/vestibular-puccampinas

Unip: provas tradicional ou agendada podem ser feitas em todos mês de maio

Universidade São Francisco

Inscrições: até o dia 12 de agosto. Provas: agendadas no período de maio a agosto. Mais informações acesse usf.edu.br/vestibular