Publicado 07 de Maio de 2015 - 5h00

Por Da Agência Anhanguera de Notícias

O treinamento com tonfa segue até esta sexta-feira

Divulgação

O treinamento com tonfa segue até esta sexta-feira

Os comandantes de área da GCM (Guarda Civil Municipal) de Sumaré e alguns integrantes da corporação participam nesta semana de um treinamento sobre o manejo e movimentação das “tonfas” – nome pelo qual é popularmente conhecido o equipamento modelo PR24. A Guarda de Sumaré passa a ser a única da região capacitada neste quesito. O curso é um investimento da Prefeitura e segue a até esta sexta-feira (8), na sede de recreação da Associação dos Servidores Municipais, na Região Central.

O treinamento prático aborda a movimentação correta do equipamento menos letal – como, por exemplo, a imobilização dos indivíduos. Ele é ministrado pelo presidente do Instituto de Combate Brasileiro com Tonfa, Charles Emanuel, do Rio de Janeiro.

“Esse curso é para formarmos instrutores. A lei federal sobre o tema determina o uso prioritário de instrumentos de menor potencial ofensivo nas ocorrências, conhecidos como ‘não letais’, sendo um deles a tonfa. A GCM de Sumaré possuía esse equipamento, mas não sabia seu manejo correto, faltava esse conhecimento”, disse o instrutor.

Repassar conhecimento

“A GCM está investindo nos treinamentos do efetivo. Hoje, esse treinamento é para formar capacitadores que vão poder repassar os conhecimentos tanto para o resto da nossa equipe quanto para as equipes das cidades vizinhas. Sumaré passa a ser referência para os demais municípios”, comentou o comandante administrativo da Guarda, Ricardo Andrade.

A GCM de Sumaré recebeu esses equipamentos no primeiro semestre de 2014, através de um investimento de R$ 39,2 mil juntamente com outros materiais como escudos de proteção e capacetes. Além da compra dos equipamentos, também em 2014 foram adquiridos armamentos não letais, como bombas de efeito moral, gás de pimenta e lançador de granada com gás lacrimogênio, em uma aplicação de recursos de R$ 161 mil.

Investimentos

Em 2013, houve a aquisição de 32 novas pistolas automáticas 380mm e a utilização do Sistema Infoseg foi liberado para a cidade. O sistema auxilia na consulta sobre antecedentes criminais, mandados de prisão em aberto, documentação de veículos e carteiras de habilitação, dados que antes precisavam ser fornecidos por outras cidades.

A nova frota de veículos leves locados pela Prefeitura também foi renovada. A GM foi beneficiada com novas viaturas, equipadas com GPS e com um sistema de comunicação mais moderno.

Escrito por:

Da Agência Anhanguera de Notícias