Publicado 06 de Maio de 2015 - 5h00

Por Da Agência Anhanguera de Notícias

O objetivo avaliar o nível de alfabetização dos alunos nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática

Divulgação

O objetivo avaliar o nível de alfabetização dos alunos nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática

Durante a primeira semana deste mês, estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental de 27 escolas da rede municipal de Hortolândia realizam a 1ª etapa da Provinha Brasil. O exame, promovido pelo Ministério da Educação, tem como objetivo avaliar o nível de alfabetização dos alunos nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática. O resultado da primeira fase da avaliação será divulgado em junho.

A segunda etapa da Provinha Brasil acontece em novembro deste ano. A aplicação do questionário permite que professores e gestores tenham um diagnóstico preciso sobre o aprendizado dos alunos ao longo de todo o ano letivo. A realização da prova ocorre em dias distintos para cada disciplina. Ao todo, são 20 questões de Língua Portuguesa e 20 de Matemática.

A Provinha Brasil é aplicada anualmente, desde 2008. Em 2011, a disciplina de matemática passou a fazer parte do teste e, desde 2012, a avaliação conta com duas edições: no início e no fim do ano letivo.

Em 2014, a média das unidades de ensino municipais de Hortolândia atingiu o nível 5 na segunda etapa, o equivalente à nota máxima. Na prova da linguagem, as unidades tiveram média de 16,9 e, na de matemática, 17,7.

Escrito por:

Da Agência Anhanguera de Notícias