Publicado 07 de Maio de 2015 - 21h31

Por Marita Siqueira

Mehmari e Marília Vargas mostram repertório do CD 'Engenho Novo'

Divulgação

Mehmari e Marília Vargas mostram repertório do CD 'Engenho Novo'

Setenta anos após a morte de Mário de Andrade, as questões que esse poeta, pesquisador e musicólogo levantou continuam em evidência na música brasileira e são mote da reflexão proposta pelo projeto Música Erudita Contemporânea CPFL como tema da série 'Os Mundos de Mário de Andrade: por uma Voz Brasileira', que começa neste sábado (9) e segue até novembro com dois concertos por mês no espaço CPFL Cultura, em Campinas.

Por ora, há apenas a definição das apresentações deste mês. Na primeira, o pianista e compositor André Mehmari e a soprano Marília Vargas mostram neste sábado, às 20h, o CD 'Engenho Novo', lançado em 2014 e nunca apresentado na cidade. O repertório da apresentação reúne canções folclóricas e obras de Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos, Waldemar Henrique e Vinícius de Moraes — com arranjos de Mehmari. É justamente na questão folclórica que a obra da dupla se aproxima de Mário de Andrade.

No programa do espetáculo estão composições de Villa-Lobos ('Viola Quebrada'), de Villa-Lobos com Dora Vasconcellos ('Canção do Amor' e 'Cair da Tarde'), Chiquinha Gonzaga ('Lua Branca'), Waldemar Henrique ('Boi Bumbá' e 'Uirapuru'), Vinicius de Moraes ('Serenata do Adeus - Tema de Orfeu' e 'Valsa de Euridice'), além de composições autorais e uma suíte infantil.

Segundo recital

No dia 23 de maio, também às 20h, acontece será realizado o segundo recital, com a soprano Taís Bandeira, o pianista Guilherme Terra e o percussionista Rodrigo Sanches, que apresentarão o show 'Mário de Andrade - Entre o Sagrado e Humano' com composições de Camargo Guarnieri e Aloysio de Alencar Pinto, entre outros.

Segundo o curador do programa, o jornalista e crítico musical João Marcos Coelho, a proposta é mostrar que, 70 anos depois da morte Mário de Andrade, as questões que ele colocou estão mais importantes do que nunca para música brasileira.

AGENDE-SE

O quê: série 'Os Mundos de Mário de Andrade: Por uma Voz Brasileira', do projeto Música Erudita Contemporânea CPFL

Quando: abertura neste sábado (9), às 20h

Onde: na CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, fone: 3756-8000)

Quanto: entrada franca (por ordem de chegada, a partir das 19h)

 

 

 

 

Escrito por:

Marita Siqueira