Publicado 05 de Maio de 2015 - 17h43

A pesquisadora em artes circenses Verônica Tamaoki, que participa do projeto Barracão Circo Teatro

Divulgação

A pesquisadora em artes circenses Verônica Tamaoki, que participa do projeto Barracão Circo Teatro

Palestras e releituras dramáticas abrem o projeto Barracão Circo Teatro, contemplado pelo edital do Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que serão realizadas a partir desta quarta-feira (6) até 16 de maio na Estação Cultura, no centro de Campinas, e na sede do Barracão Teatro, no distrito de Barão Geraldo. As informações são da assessoria de imprensa.

O grupo começou a pesquisar o Circo Teatro em 2009, a partir do convite feito ao ator e diretor Esio Magalhães para a direção de um espetáculo produzido pelo Circo Teatro Tubinho, que circula pelo interior de São Paulo. A partir desta aproximação, os integrantes do Barracão Teatro encontraram no gênero Circo Teatro um elo entre o palhaço e as máscaras da commedia dell’arte, principais focos do trabalho artístico do grupo.

As palestras e releituras dramáticas são parte da contrapartida social do projeto que resultará em um novo espetáculo para repertório do grupo, desta vez no gênero Circo Teatro, com estreia prevista para meados de agosto. “Tanto as releituras dramáticas como as palestras são formas de compartilharmos com o público interessado este estudo que estamos fazendo. Chamamos de releituras porque escolhemos algumas das peças do repertório do Circo Teatro Tubinho para exercício de cena, adaptando os textos para as máscaras da commedia dell’arte com as quais trabalhamos aqui no Barracão. As pessoas poderão ver parte de nossa pesquisa prática.”, explica Esio Magalhães.

AGENDE-SE

O quê: projeto Barracão Circo Teatro

Quando: a partir desta quarta-feira (6), até dia 16/5, às quartas, sextas e sábados, sempre às 20h

Onde: na Sala Toninhos da Estação Cultura (Praça Floriano Peixoto, s/n, Centro, Campinas; estacionamento gratuito pela Rua Francisco, 1050) e na sede do Barracão Teatro ((Rua Eduardo Modesto, 128, Vila Santa Izabel, Campinas; fone: (19) 3289-4275)

Quanto: de graça

PROGRAMAÇÃO

Nesta quarta-feira (6): palestra "Dramaturgia no Circo Teatro", com Fernando Neves (Sala Toninhos)

Sexta-feira (8): releitura dramática “Quero Mamar”, com atores do Barracão (Sala Toninhos)

Sábado (9): releitura dramática “No Espeto”, baseado no original “Amor e Comédia", com atores do Barracão(Sala Toninhos)

Dia 13/5 (quarta): palestra “A Tradição e a Atualidade nas Comédias de Circo Teatro: uma Visão entre a Farsa e a Comédia”, com a pesquisadora em artes circenses Verônica Tamaoki (Barracão Teatro)

Dia 15/5 (sexta): releitura dramática “Detetive por acaso”, baseado no original “Amor e Ódio”, com atores do Barracão (Barracão Teatro)

Dia 16/5 (sábado): releitura dramática “O Falso Barão”, com atores do Barracão (Barracão Teatro)