Publicado 06 de Maio de 2015 - 12h27

O município de Penápolis (SP) no interior do estado, está vivendo um surto de meningite. Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 11 casos da doença: um em janeiro e dez entre abril e maio.

A maioria dos pacientes tem entre 2 e 11 anos de idade e contraiu a meningite viral, o tipo menos grave da doença. De acordo com a Secretaria, todos os casos estão sendo acompanhados e os pacientes recebendo tratamento. Campanhas de divulgação sobre a doença também estão sendo feitas.

A meningite viral é uma infecção causada por um vírus que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal. A doença é causada pelo enterovírus, que fica nas fezes e na garganta da pessoa infectada. A transmissão da doença ocorre por via oral, fecal e respiratória.

Os sintomas são febre, vômito, dor de cabeça, rigidez na nuca, irritação e sonolência, e podem durar de sete a 14 dias. Para evitar a doença, é recomendável manter a higiene pessoal, lavando, principalmente, as mãos com água e sabão e usar toalhas descartáveis para secá-las. Além disso, manter ambientes limpos e arejados e prestar atenção no uso de banheiros e bebedouros coletivos.