Publicado 07 de Maio de 2015 - 10h26

Por France Press

Os visitantes de um zoológico japonês, convocados a encontrar um nome para um filhote de macaco, escolheram "Charlotte", em homenagem à recém-nascida princesa britânica Charlotte Elizabeth Diana de Cambridge.

No entanto, diante da enxurrada de protestos recebidos, o zoológico do Monte Takasaki planeja buscar outro nome para o animal.

"Perguntamos ao público e 'Charlotte' se tornou repentinamente a opção mais popular - com 59 votos de um total de 853", explicou nesta quinta-feira à AFP um funcionário do Mt. Takasaki Wild Monkey Park.

"Antes do anúncio da noite de segunda-feira em Londres (do nome da nova bebê real), não havia sido registrado nenhum voto por 'Charlotte'", afirmou.

Neste zoológico de Kyushu (sudoeste), é tradição perguntar aos visitantes pelo nome do primeiro macaco nascido a cada ano.

"Mas após divulgar este nome, fomos inundados por chamadas telefônicas e e-mails de pessoas que consideram pouco conveniente" batizar um macaco com o mesmo nome de um membro da família real britânica, confessa o funcionário do parque.

Segundo a agência de notícias Kyodo, os japoneses incomodados se perguntaram o que aconteceria se um zoológico britânico colocasse em um animal o nome da muito venerada família imperial japonesa.

A duquesa de Cambridge Kate, esposa do príncipe William, deu à luz no sábado Charlotte Elizabeth Diana, quarta na ordem de sucessão ao trono britânico.

Após a polêmica gerada, a direção do zoológico japonês pode mudar o nome do filhote de macaco, segundo o funcionário.

A embaixada do Reino Unido no Japão não quis fazer comentários.

No Japão, a família real britânica é muito popular, como demonstra a recente visita do príncipe William, acompanhada de perto pela imprensa japonesa.

Escrito por:

France Press