Publicado 08 de Maio de 2015 - 5h00

Por Da Agência Anhanguera de Notícias

A movimentada Francisco Glicério, no coração do Centro de Campinas, para onde está marcado o Carnaval 2015: questionamentos da PM

Cedoc/ RAC

A movimentada Francisco Glicério, no coração do Centro de Campinas, para onde está marcado o Carnaval 2015: questionamentos da PM

A Empresa de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza neste sábado (9) a operação “Dias das Mães Seguro” com o objetivo de organizar a circulação nas vias de Campinas. A ideia é minimizar os impactos no trânsito, provocados pelas compras na véspera do Dia das Mães, e garantir segurança na mobilidade urbana.

A operação será realizada por 60 agentes da mobilidade urbana, além de profissionais da Central de Controle Operacional da Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp), e do Departamento Semafórico.

Além do efetivo em regime de plantão, a Emdec planejou ações para garantir o cumprimento das normas gerais de circulação e conduta, acompanhar o nível de desempenho do sistema viário e auxiliar a travessia dos pedestres na via.

Ações

Para isso, os agentes deverão fornecer informações aos usuários, remover interferências, efetuar desvios quando necessário, orientar o fluxo de veículos, coibir estacionamento irregular e avanço do sinal vermelho, evitar parada na faixa de pedestre e impedir fechamento de cruzamentos.

Os agentes percorrerão, sistematicamente, determinadas vias da área central e os principais cruzamentos do sistema viário de Campinas em todas as regiões da cidade com grande fluxo. Agentes vão atuar no Centro de Campinas, sendo que três farão rondas permanentes com motocicletas, em três rotas definidas pela Emdec.

Mais dois agentes com motocicletas farão ronda pelo Corredor Central (pistas interna e externa); outros dois profissionais ficarão no apoio ao trânsito no Centro de Convivência, no Cambuí. Outro agente ficará com uma viatura Saveiro em apoio em todo o Centro.

Ainda no Centro, haverá nove agentes em pontos fixos para operação e fiscalização nos seguintes cruzamentos:

1. Av. Dr. Moraes Salles x Rua José de Alencar

2. Av. Dr. Moraes Salles x Rua José Paulino

3. Av. Dr. Campos Sales x Rua José Paulino

4. Av. Francisco Glicério x Rua Ferreira Penteado

5. Rua Ferreira Penteado x Rua José Paulino

6. Av. Senador Saraiva x Rua Costa Aguiar

7. Av. Senador Saraiva x Av. Dr. Campos Sales

8. Av. Benjamin Constant x Rua Dr. Ernesto Kuhlmann

9. Av. Benjamin Constant x Av. Senador Saraiva

Os outros agentes serão distribuídos e atuarão nos três turnos, em duas grandes áreas. Haverá ronda com motos e viaturas atendendo as regiões Oeste e Sul, em cinco rotas definidas pela Emdec, incluindo as regiões das seguintes vias: Rua Joaquim Vilac, Av. José Pancetti, Av. Presidente Juscelino, Av. John Boyd Dunlop, Av. João Jorge, Av. Prestes Maia, Av. Lix da Cunha, Túnel Joá Penteado, Av. Marechal Carmona, Av. Jorge Tibiriçá, entre outras.

Nas regiões Leste e Norte, os agentes farão rondas permanentes com motos e viaturas em quatro rotas definidas pela Emdec. Serão monitoradas vias como: Av. Julio Prestes, Av. Nossa Senhora de Fátima, praça Arautos da Paz, Rua Vital Brasil, Av. José de Souza Campos, Rua Mogi Guaçu, Av. Eng Carlos Stevenson, Av. José de Souza Campos, Av. Brasil, Av. Francisco José de Camargo Andrade, Av. Andrade Neves e Praça 23 de Outubro, entre outras.

Escrito por:

Da Agência Anhanguera de Notícias