Publicado 24 de Março de 2015 - 14h01

Por Marita de Siqueira

Marita Siqueira

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

Foto: Divulgação

O 14 Bis aterriza na noite de sábado em Campinas e os ingressos para ver a decolagem gratuitamente começaram a ser distribuídos hoje no Sesi Amoreiras, onde o teatro será a pista tendo a bordo da aeronave os irmãos Flávio e Cláudio Venturini, Hely Rodrigues, José de Castro Moreira “Vermelho” e Sérgio Mragão na tripulação. O grupo mineiro comemorará 35 anos de história levando a mistura de rock progressivo e da música regional que o consagrou, abrindo assim, às 20h, a temporada cultural 2015 do Sesi.

Embora tenha nascido em Belo Horizonte e bebido da fonte do Clube da Esquina – movimento musical da década de 1960 liderado por Milton Nascimento, Wagner Tiso, Márcio e Lô Borges –, o 14 Bis tem forte influência internacional, principalmente dos Beatles, Rolling Stones, Deep Purple, Yes, Led Zeppelin e Pink Floyd. Por isso a mescla sonora que aponta para o rock americano e inglês com pitadas de brasilidade, conforme pode ser visto em Caçador de Mim, Espanhola e Nos Bailes da Vida, algumas das principais canções.

Músicas essas que fazem parte do repertório do show e estão gravadas na discografia da banda, composta por 11 trabalhos de estúdio, três ao vivo, três coletâneas e um DVD. Importante destacar que desde o início, em 1979, a formação é a mesma: Cláudio na guitarra e voz, Magrão no baixo e voz, Vermelho no teclado e voz, e Hely Rodrigues na bateria e percussão. Isso traz uniformidade, harmonia sonora e coerência artística.

Como dito anteriormente, 14 Bis dá o pontapé inicial na agenda da instituição. Na a programação especial consta ainda Jair Oliveira, Kiko Marques, Lucinha Lins, Virgínia Rosa e Tânia Alves, até o dia 8 de maio.

Retranca

Little Will e Marcio Scialis, o Harmônica Duo, se apresentam hoje, às 21h, no Almanaque Café, em Barão Geraldo. O show terá como base o CD lançado em 2014, gravado em um único take, no qual interpretam temas conhecidos, como Route 66, sem deixar de lado as elogiadas Little Boogie e Freedom, músicas autorais com pegada de rockabilly e do blues, devidamente influenciados por B.B King e Eric Clapton.

Ambos tocando os mesmos instrumentos (violão, harmônica e voz), fazendo uma mescla de diversos ritmos e estilos, passando, então, pelo blues e classic rock, chegando ao jazz e ao soul. Detalhe que o set list não é fechado. Desde a primeira apresentação no Sesc Pompeia, em 2005, o duo faz monta o repertório de acordo com o momento.

O Almanaque Café fica na Av. Albino J. B. de Oliveira, 1.240, em Barão Geraldo, Campinas, fone: 3249-0014. Couvert: R$ 20,00.

Agende-se

O quê: 14 Bis

Quando: Sábado, às 20h

Onde: Sesi Amoreiras (Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália, Campinas, fone: (19) 3772-4100)

Quanto: Entrada franca*

*Retirada dos ingressos a partir de hoje na Secretaria Única do Sesi, às quartas e quintas, das 8h às 20h; e às sextas e sábados, das 8h às 16h. No dia do espetáculo, duas horas antes da sessão, os ingressos restantes serão distribuídos na entrada do teatro, sem a possibilidade de escolha de lugar. No máximo de dois ingressos por pessoa.

Escrito por:

Marita de Siqueira