Publicado 23 de Março de 2015 - 16h08

Fotos: Arquivo

Fábio Trindade

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

“Ninguém ama aquilo que não conhece.” A famosa frase de Santo Agostinho foi o ponto de partida do primeiro livro – de uma trilogia – do jornalista, escritor e colunista do Correio Popular Cecílio Elias Netto sobre a cidade de Piracicaba. Com o título Piracicaba que Tanto Amamos, a obra que dá início a um importante passeio histórico pelo município será lançada hoje, às 15h, na Câmara Municipal de Piracicaba. O livro dá início às comemorações aos 250 anos de Piracicaba, que serão completados em 2017, quando sairá a terceira obra, intitulada Piracicaba a Doçura da Terra. O segundo livro terá o nome Piracicaba um Rio que Passou em Nossa Vida.

“Estou comemorando 60 anos de jornalismo em Piracicaba e 50 anos de literatura. Ou seja, tenho muita história para contar”, diz o autor. “Eu quero mostrar para o povo o que é essa cidade. Quero que as novas gerações conheçam Piracicaba, porque os jovens, principalmente e infelizmente, não sabem do pioneirismo da nossa cidade, das coisas extraordinárias que já aconteceram aqui. Vejo como um resgate do que já passou por Piracicaba, mas vejo também como um incentivo para a população ter vontade de desvendar essas histórias”, completa.

Entre os acontecimentos relevantes que Cecílio quis retomar, ele destaca o primeiro presidente civil brasileiro, Prudente de Moraes. “Estamos falando da história do Brasil, e Piracicaba aparece lá. Prudente de Moraes saiu daqui, está enterrado aqui, e muitas vezes isso acaba sendo esquecido. A primeira indústria paulista é de Piracicaba. A segunda cidade em iluminação pública do Brasil é a nossa, sendo a primeira Campos, no Rio de Janeiro. Piracicaba também é a segunda em telefonia do Brasil. E tudo isso prova como a cidade tem história para contar.”

A edição, bilíngue (B2 Editoras, 212 págs., R$ 50,00), é uma “declaração de amor” a Piracicaba, como lembra Cecílio, e uma contribuição para que a história e a cultura da “Noiva da Colina” – e o seu presente promissor – sejam resgatados, revividos e (re)apresentados aos seus filhos. No lançamento, o livro será distribuído gratuitamente.

Agende-se

O quê: Lançamento do livro Piracicaba que Tanto Amamos

Quando: Hoje, às 15h

Onde: Câmara Municipal de Piracicaba (Salão Nobre, Rua Alferes José Caetano, 834, Centro, fone: 3403-6500)

Quanto: Entrada franca