Publicado 01 de Março de 2015 - 15h30

Por Adagoberto F. Baptista

Fotos Edu Fortes

Gustavo Abdel

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

O prefeito de Campinas Jonas Donizetti (PSB) garantiu a entrega até agosto de 2016 de um total de 200 quilômetros de ruas asfaltadas e recapeadas em 24 bairros. Os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para o pacote de obras é de aproximadamente R$ 262 milhões e de acordo com a Administração beneficiará 180 mil pessoas. Ontem, Jonas assinou a ordem de serviço para obras de drenagem pluvial e pavimentação de dois quilômetros de ruas do bairro Alto Ipaussurama, que há 20 anos espera pelo asfalto.

O prazo para a entrega da obra no Alto Ipaussurama é de 24 meses, mas a Prefeitura garante entregar em um ano. O investimento será de R$ 3.970.252,90, com 5% desse valor aplicado pelo município, e realizado pela Empresa de Investimentos de Campinas (EIC). “Essa é uma obra de medição, e então a medida em que a construtora avança no cronograma ela recebe”, disse o prefeito.

A contrapartida dos moradores, comum em obras de pavimentação, não será cobrada. “Temos bairros que esperam 30, 40 ou 50 anos que esperam por isso. Não faz sentido eu cobrar dos moradores. Esta é uma dívida social que a Prefeitura de Campinas tem com eles”, afirmou o prefeito.

No Alto Ipaussurama, as calçadas também estão incluídas no valor da obra, que prevê 14,6 mil metros quadrados - cerca de dois quilômetros - e 1,1 quilômetro de rede de drenagem de águas pluviais. A obra beneficiará até 1,5 mil pessoas, assim como Maria Lúcia de Souza, de 42 anos, moradora há 15 anos do local. “Isso aqui na época da chuva é um lamaçal. As crianças também vivem doentes por causa do poeirão que invade nossas casas. Para quem esperou tanto tempo, acho que agora sai o asfalto”, acredita Maria Lúcia. O bairro receberá calçadas com acessibilidade e sinalização viária. Técnicos da secretaria de Infraestrutura garantiram que o solo do bairro é compactado e ajuda na pavimentação.

De acordo com Jonas Donizetti, até o final do ano serão inicializadas as obras em mais 20 regiões, dentre os bairros estão: Jardim Oziel, Jardim Monte Cristo, Satélite Íris 1 e 2, Jardim do Lago, Jardim Rosalina, Jardim Marisa e Recanto da Fortuna. Os bairros Vila Esperança e Jardim Fernanda já tiveram as obras de pavimentação iniciadas. Está previsto a pavimentação de 140 quilômetros de ruas e 60 quilômetros de ruas recapeadas.

O PAC Pavimentação foi anunciado pela primeira vez em 2012, ainda na gestão do prefeito Pedro Serafim (PDT). Na ocasião, a expectativa era que a verba fosse aprovada com rapidez pelo Ministério das Cidades já que Campinas tinha prioridade por ser sub-sede da Copa do Mundo. No entanto, o convênio com a Caixa Econômica Federal foi assinado pelo prefeito Jonas, dois anos depois.

Escrito por:

Adagoberto F. Baptista