Publicado 25 de Março de 2015 - 16h24

Motorpremium

Divulgação

Motorpremium

Se beleza é fundamental, no caso dos automóveis, a tecnologia está se tornando ainda mais essencial. Especialmente em veículos luxuosos como o Volkswagen Touareg, cuja versão 2015 começa chegar às concessionárias este mês. Além de ganhar um tapa no visual, o utilitário esportivo alemão passa a incorporar dispositivos eletrônicos, como controle automático de velocidade e distância, que praticamente assumem o veículo em situações críticas.

 

Foto: Divulgação

Cara nova

As alterações estéticas no parrudo e requintado jipão foram pontuais, mas suficientes para alinhá-lo à nova identidade visual da Volks. Os faróis agora têm formato trapezoidal e projetores internos com frisos que se prolongam pela grade; e o para-choque ganhou um desenho mais dinâmico, com vinco em formato de “V” invertido, e novos faróis de neblina.

As laterais exibem linhas musculosas e suaves, em que se destacam os novos desenhos das rodas aro 19 na versão V6 e de 20 polegadas na configuração esportiva V8 R-Line. Na traseira, o modelo traz lanternas de led e tampa do porta-malas redesenhada.

O R-Line exibe outros detalhes que acentuam seu dinamismo e sua esportividade, como para-choques exclusivos, aerofólio traseiro, saída de escapamento com novo desenho e grade frontal que faz alusão à versão.

O novo Touareg será oferecido no mercado brasileiro em 12 cores, com três novidades (Azul Reef, Marrom Oak e Bege Ouro) e três perolizadas. O interior da versão V6 pode ser personalizado com tonalidades de couro para revestimento dos bancos em bege, marrom ou preta. A versão V8 R-Line será oferecida apenas em couro preto com faixas centrais em cinza. A Volks ainda não divulgou os preços.

Grandalhão cheio de gás

 

Foto: Divulgação

O Touareg 2015 chega em duas versões, com motor V6 e V8. A configuração V6 possui propulsor 3.6 litros, capaz de gerar 280 cavalos de potência associado à transmissão automática de oito velocidades. O carro é capaz de ir de zero a 100km/h em 7,8 segundos e a velocidade máxima é de 228km/h.

Já o V8 é oferecido exclusivamente com propulsor FSI 4.2 litros, com 360 cavalos de potência. Também com transmissão automática de oito velocidades, o carro atinge 245 m/h – ele vai de zero a 100km/h em 6,5 segundos.

Nesse modelo, o Touareg é equipado, ainda, com suspensão a ar que permite alterar a distância do veículo em relação ao solo em até 300 milímetros em percursos fora de estrada. Em velocidades altas, a carroceria é rebaixada automaticamente pela suspensão pneumática, auxiliando na economia de combustível.

Tecnologia anticolisão

ia ao motorista são destaque no Touareg 2015, entre eles o Pro Active e o Multicollision Brake. O primeiro antecipa uma potencial colisão, através do monitoramento de vários parâmetros, e freia o veículo automaticamente em frações de segundo. Também ativa a retenção dos cintos de segurança, mantendo os ocupantes firmes nos assentos, e fecha os vidros se estiverem abertos, evitando que em caso de capotamento braços sejam projetados para fora e até decepados.

Já o Multicollision Brake foi desenvolvido para evitar colisões em sequência. O dispositivo age no instante seguinte a uma colisão, reduzindo a energia cinética após o primeiro impacto, baixando a velocidade e proporcionando maior controle do condutor.