Publicado 02 de Março de 2015 - 5h30

Em duelo equilibrado, o Botafogo superou o Flamengo por 1 a 0 ontem, no Maracanã, e assegurou a liderança isolada do Campeonato Carioca. O autor do gol foi meia Tomás, recém-contratado. Embora apertado, o resultado coroou o desempenho consistente do alvinegro neste início de ano, que segue invicto.

Melhor no início do jogo, o rubro-negro desperdiçou chances decisivas, mas diminuiu o ritmo no decorrer do jogo e perdeu agressividade. Assim, sofreu sua primeira derrota na competição.

O domingo ensolarado e de temperatura amena animou os torcedores a lotarem o Maracanã, no dia que marcou o aniversário de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. A data comemorativa não passou em branco pelos organizadores do clássico. Faixas festivas e uma banda fizeram parte das homenagens.

Essa foi a última partida oficial do lateral-direito Léo Moura pelo Flamengo. Depois de 10 anos, e mais de 500 jogos pelo clube, o jogador acertou sua transferência para o futebol dos Estados Unidos. Na quarta-feira, ele vai realizar sua despedida em um amistoso contra o Nacional, do Uruguai.

Desde os momentos iniciais, o Flamengo mostrou mais iniciativa, controlou a posse de bola e, com isso, conseguiu criar as melhores oportunidades. O Botafogo, por sua vez, adotou uma postura excessivamente defensiva. Principal arma de ataque, a dupla Bill e Jobson ficou isolada, sem receber bolas e praticamente não incomodou a defesa rival.

Após o intervalo, o time alvinegro voltou ao campo com mais atitude, e quase abriu o placar em boa finalização de Gilberto, defendida por Paulo Victor. O gol veio aos 37 quando Tomás arriscou de fora da área, a bola bateu na trave, escorou em Paulo Victor e entrou no gol. Nos acréscimos, o rubro-negro ainda tentou pressionar, mas os esforços foram em vão. (AE)