Publicado 25 de Março de 2015 - 5h00

Por Da Agência Anhanguera de Notícias

As pessoas interessadas em adquirir até quatro mudas poderão retirá-las diretamente no Viveiro Municipal

Divulgação

As pessoas interessadas em adquirir até quatro mudas poderão retirá-las diretamente no Viveiro Municipal

Cerca de 10 mil mudas de árvores nativas da região começaram a ser plantadas pela Secretaria de Defesa, Proteção e Preservação da Prefeitura de Sumaré no Parque do Horto Florestal. O plantio teve início após a limpeza e a preparação do solo em uma área de 82,6 mil m² dentro do terreno público. Cerca de 500 mudas já foram plantadas.

As mudas utilizadas no plantio são cultivadas no Viveiro Municipal (que também fica no Horto), de acordo com a grande variedade necessária para a recomposição florestal da área. Entre as espécies estão Alecrim-de-campinas, Ingá, Imbiruçu e Aldrago.

 

“A recuperação do solo e o plantio das árvores são ações do Programa de Recuperação Ambiental de Sumaré e atendem a uma solicitação do Ministério Público, que foi motivada pela retirada de terra e depósito de entulho irregulares no local há mais de 10 anos”, explicaram os técnicos responsáveis da Secretaria de Meio Ambiente.

Doação

Em 2014, o Viveiro Municipal da Prefeitura de Sumaré doou aproximadamente 14 mil mudas de árvores, entre espécies nativas, frutíferas e próprias para calçadas. A Secretaria de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente considerou a quantidade positiva, principalmente tendo em vista o longo período de estiagem que toda a Região Sudeste enfrentou no ano passado. Para comparação, em 2013, ano que teve chuvas dentro do normal, foram doadas cerca de 18 mil mudas.

 

As pessoas interessadas em adquirir até quatro mudas poderão retirá-las diretamente no Viveiro Municipal, que fica no Horto Florestal de Sumaré. O endereço é Estrada Municipal Teodor Condiev (que liga Sumaré a Hortolândia). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h.

 

Se a quantidade for superior a quatro mudas, será necessário preencher um requerimento na Secretaria de Meio Ambiente, localizada à Rua Eugênia Biancalana Duarte, nº 200, Jardim Primavera, informando os locais de plantio. Para outras informações, o telefone da secretaria é o (19) 3828-4775.

Escrito por:

Da Agência Anhanguera de Notícias