Publicado 24 de Março de 2015 - 5h00

Livro 'Piracicaba que Amamos Tanto' será lançado nesta terça-feira

Reprodução

Livro 'Piracicaba que Amamos Tanto' será lançado nesta terça-feira

“Ninguém ama aquilo que não conhece.” A famosa frase de Santo Agostinho foi o ponto de partida do primeiro livro — de uma trilogia — do jornalista, escritor e colunista do Correio Popular Cecílio Elias Netto sobre a cidade de Piracicaba. Com o título 'Piracicaba que Amamos Tanto', a obra será lançada nesta terça-feira (24), às 15h, na Câmara Municipal de Piracicaba.

 

O livro dá início às comemorações aos 250 anos de Piracicaba, que serão completados em 2017, quando sairá a terceira obra, intitulada 'Piracicaba a Doçura da Terra'. O segundo livro terá o nome 'Piracicaba um Rio que Passou em Nossa Vida'.

 

Muito para contar

Foto: Cedoc/RAC

Cecílio Elias Netto

Cecílio Elias Netto

“Estou comemorando 60 anos de jornalismo em Piracicaba e 50 anos de literatura. Ou seja, tenho muita história para contar”, diz o autor. “Eu quero mostrar para o povo o que é essa cidade. Quero que as novas gerações conheçam Piracicaba, porque os jovens, principalmente e infelizmente, não sabem do pioneirismo da cidade, das coisas extraordinárias que já aconteceram aqui. Vejo como um resgate do que já passou por Piracicaba, mas vejo também como um incentivo para a população ter vontade de desvendar essas histórias”, completa.

 

Entre os acontecimentos relevantes que Cecílio quis retomar, ele destaca o primeiro presidente civil brasileiro, Prudente de Moraes. “Estamos falando da história do Brasil, e Piracicaba aparece lá. Prudente de Moraes saiu daqui, está enterrado aqui, e muitas vezes isso acaba sendo esquecido. A primeira indústria paulista é de Piracicaba. A segunda cidade em iluminação pública do Brasil é a nossa, sendo a primeira Campos, no Rio de Janeiro. Piracicaba também é a segunda em telefonia do Brasil. E tudo isso prova como a cidade tem história para contar.”

A edição, bilíngue (B2 Editoras, 212 págs., R$ 50,00), é uma “declaração de amor” a Piracicaba, como lembra Cecílio, e uma contribuição para que a história e a cultura da Noiva da Colina — e o seu presente promissor — sejam resgatados, revividos e (re)apresentados aos seus filhos. No lançamento, o livro será distribuído gratuitamente.

 

AGENDE-SE 

 

O quê: Lançamento do livro 'Piracicaba que Amamos Tanto'

 

Quando: Nesta terça-feira (24), às 15h

 

Onde: Câmara Municipal de Piracicaba, Salão Nobre

 

Endereço: Rua Alferes José Caetano, 834, Centro, fone: (19) 3403-6500

 

Quanto: Entrada franca