Publicado 02 de Março de 2015 - 12h29

Por Gustavo Abdel

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), garantiu a entrega até agosto de 2016 de 200 quilômetros de ruas asfaltadas e recapeadas em 24 bairros. Os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para o pacote são de cerca de R$ 262 milhões e, segundo a Administração, beneficiarão 180 mil pessoas. Ontem, Jonas assinou ordem de serviço para obras de drenagem pluvial e pavimentação de dois quilômetros de ruas do Alto Ipaussurama, que há 20 anos espera pelo asfalto.

O prazo para a entrega da obra no Ipaussurama é de 24 meses, mas a Prefeitura prevê entregar em um ano. O investimento será de R$ 3,9 milhões, com 5% desse valor aplicado pelo município, e realizado pela Empresa de Investimentos de Campinas (EIC). “Essa é uma obra de medição, então a medida em que a construtora avança no cronograma, ela recebe”, disse o prefeito.

A contrapartida dos moradores, comum em obras de pavimentação, não será cobrada. “Temos bairros que esperam 30, 40 ou 50 anos por isso. Não faz sentido eu cobrar dos moradores. Esta é uma dívida social da Prefeitura”, afirmou o prefeito.

No Alto Ipaussurama, as calçadas também estão incluídas no valor da obra, que prevê 14,6 mil metros quadrados — cerca de dois quilômetros — e 1,1 quilômetro de rede de drenagem de águas pluviais. A obra beneficiará até 1,5 mil pessoas, assim como Maria Lúcia de Souza, de 42 anos, moradora há 15 anos do local. “Isso aqui na época da chuva é um lamaçal. As crianças também vivem doentes por causa do poeirão.” O bairro receberá calçadas com acessibilidade e sinalização viária. Técnicos da Secretaria de Infraestrutura garantem que o solo é compactado e ajuda na pavimentação.

Segundo Jonas, até o final do ano serão iniciadas obras em mais 20 regiões, dentre os bairros estão Jardim Oziel, Jardim Monte Cristo, Satélite Íris 1 e 2, Jardim do Lago, Jardim Rosalina, Jardim Marisa e Recanto da Fortuna. Vila Esperança e Jardim Fernanda já tiveram obras iniciadas. Está prevista a pavimentação de 140 quilômetros de ruas e 60 quilômetros de ruas recapeadas.

 

Escrito por:

Gustavo Abdel