Publicado 23 de Março de 2015 - 17h54

Por Raquel Valli

O cineasta Víctor Steinberg profere palestra sobre “O Amor na História da Arte” na noite desta segunda-feira (23) em Campinas. A apresentação é aberta ao público, gratuita e será realizada a partir das 19h30 na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi.

O evento é promovido pelo Grupo de Estudos de Amor (GEA) e exibirá, por meio de um passeio histórico, o amor na arquitetura, no cinema, na dança, na escultura e na literatura. Abordará desde a relação grega, à contemporânea, perpassando pela Idade Média e pelo Renascimento.

Entre os tópicos que serão abordados, a relação de Francesca da Rimini (1255 –1285) com Paolo Malastesta (1246 – 1285), que foi citada por Dante Alighieri (1265-1321) em a Divina Comédia.

Francesca, conhecida por sua beleza, casa-se com Giovanni (irmão mais velho de Paolo), a mando do pai dela. Entretanto, como Giovanni era feio, Francesca se apaixona por Paolo, que também é bonito, e os cunhados acabaram tornando-se amantes. Giovanni, entretanto, surpreende-os e os assassina. A tragédia é contada em forma de poesia lírica no clássico da literatura. “E o interessante é notar que Dante não desmaiou nem quando passou pelo inferno, mas desmaiou ao saber dessa história”, analisa Steinberg.

Longa

O cineasta pretende lançar seu primeiro longa-metragem este ano. Trata-se de “Amor Líquido”, baseado no livro homônimo de Zygmunt Bauman, quem autorizou a transposição da literatura para o cinema. A obra versa sobre a fragilidade dos Laços Humanos, em uma época em que o Homem sem vínculos se conecta com os demais.

ASSISTA AO TEASER

Filmado na cidade de São Paulo, no observatório de Campinas e na fazenda de Tarsila do Amaral (1886-1973) em Itupeva, tem no elenco atores do Teatro Oficina e está, atualmente, em fase de edição.

 

 

Escrito por:

Raquel Valli