Publicado 01 de Março de 2015 - 21h09

A Prefeitura de Salto, na região de Sorocaba, aplicou multa de R$ 10 mil na empresa Eucatex, que pertence à família do deputado federal Paulo Maluf (PP), por ela ter despejado 250 litros de resina contaminante em um córrego que é afluente do Rio Jundiaí.

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura informou que a empresa foi multada por deixar de adotar medidas de precaução e de contenção devido ao risco de dano ambiental grave.

O despejo irregular ocorreu no dia 14 de fevereiro na unidade instalada no Jardim Marília. O secretário do Meio Ambiente de Salto, João De Conti Neto, disse que o vazamento não atingiu o Jundiaí.

A empresa pode recorrer no prazo de 20 dias. A execução ocorreu depois que técnicos e o secretário do Meio Ambiente realizaram um laudo que constatou o problema. Esse laudo foi produzido após visitas.

Em nota, a Eucatex admitiu o despejo, mas informou que esse foi o primeiro acidente nos 63 anos de atuação da indústria na cidade. A empresa diz que fez a limpeza do córrego e que retirou toda a resina.