Publicado 26 de Março de 2015 - 19h38

Por Katia Fonseca

Capa do  livro ?Deficiência e o Mundo do Trabalho - Discursos e Contradições? de Maria Eduarda Leme (no destaque): lançamento em Campinas dia 30/3

Divulgação

Capa do livro ?Deficiência e o Mundo do Trabalho - Discursos e Contradições? de Maria Eduarda Leme (no destaque): lançamento em Campinas dia 30/3

A psicóloga Maria Eduarda Leme lança o livro ‘Deficiência e o Mundo do Trabalho – Discursos e Contradições’ na próxima segunda-feira (30), a partir das 18h30, no Empório do Nono, em Barão Geraldo, distrito de Campinas. “Eduarda nos brinda com uma preciosa análise dos muitos sentidos de deficiência que se produzem no imaginário social, nos jogos de imagens, nas condições concretas. Suas análises desmistificam discursos: da igualdade de oportunidades, da responsabilidade social, das parcerias, da inclusão”, diz a professora do Departamento de Psicologia Educacional da Unicamp Ana Luiza Smolka na apresentação da obra. O lançamento acontece ao embalo de chorinhos tradicionais, que faz parte da programação musical do bar às segundas-feiras.

O livro é resultado de uma extensa pesquisa que ouviu o discurso das instituições – órgãos públicos, empresas, terceiro setor – e o discurso das pessoas com deficiência. Para este estudo, a psicóloga valeu-se de sua experiência como consultora na área de deficiência e trabalho e como funcionária no serviço de Reabilitação Profissional do INSS em Campinas, além, é claro, de bibliografia consumida em seu mestrado e doutorado em Educação pela Unicamp.

Maria Eduarda já participou das coletâneas ‘Deficiência Visual: Perspectivas na Contemporaneidade’, organizada por Maria Lúcia Amiralian (Vetor Editora); e ‘Questões de Desenvolvimento Humano: Práticas e Sentidos’, organizada por Ana Luiza B. Smolka e Ana Lúcia H. Nogueira (Mercado de Letras).

Ana Luiza Bustamante Smolka, que integra o grupo de pesquisa Pensamento e Linguagem da Unicamp, conclui sua apresentação do livro: “No esforço analítico de objetivação e compreensão do vivido, a voz da autora se nutre das vozes de outros, na composição de um texto instigante, original e fecundo, marcado pelo adensamento conceitual e permeado pela emoção. É assim que ele reverbera, nos convoca e se abre a novas interlocuções”

Serviço

Lançamento do livro ‘Deficiência e o Mundo do Trabalho – Discursos e Contradições’, editora Autores Associados

Dia 30/3, às 18h30

No Empório do Nono (Avenida Albino J. B. de Oliveira, 1.128 – Barão Geraldo) – Campinas. Telefone: (19) 3289-0041

Escrito por:

Katia Fonseca