Publicado 27 de Fevereiro de 2015 - 17h37

Por Sarah Brito Moretto

Foto: Élcio Alves

Sarah Brito

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

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Duas das três obras anunciadas pelo governo do Estado em agosto do ano passado em um pacote que previa facilitar o acesso ao Aeroporto de Viracopos ainda não saíram do papel. Uma delas é a duplicação da Rodovia Miguel Melhado nos 12 km entre a Anhanguera e o aeroporto, ao custo de R$ 168 milhões bancados pelo Departamento de Estradas e de Rodagem (DER). A licitação está atrasada desde setembro, quando era prevista. Já as obras que preveem sete km de marginais em cada lado da Rodovia Santos Dumont, em Campinas, seguem em estudos por problemas no projeto funcional de engenharia, que vai estabelecer as diretrizes da construção. A obra deveria ter começado em janeiro deste ano.

O projeto está sendo feito pela concessionária Rodovia das Colinas, que administra o trecho, e tem participação do governo do Estado e da Prefeitura de Campinas. A obra será bancada pela Colinas, está orçada em R$ 42 milhões e vai levar 18 meses para ser concluída. As marginais vão começar na região do Jardim Itatinga e seguirão até o trevo de acesso ao aeroporto e são uma das principais apostas para desafogar o trânsito de acesso a Viracopos.

Em nota, a Artesp atribui o atraso no começo da obra ao que chamou de “complexidade da obra”. “A Artesp e a Colinas vêm ajustando o projeto junto com a Prefeitura de Campinas desde que a obra foi autorizada pelo Governo do Estado, em agosto do ano passado. O projeto, devido à complexidade da região, dependia de acordo da Prefeitura em questões técnicas como traçado, largura da pista e configurações de trevo. Superada essa fase, foi possível aprovar o projeto funcional para atender o município. Com isso, a Artesp solicitou que a concessionária Colinas faça o projeto executivo no prazo de até seis meses. Aprovado o projeto executivo, que definirá as áreas a serem desapropriadas pela Prefeitura, as obras serão inciadas”, informou a assessoria, em nota.

De acordo com o secretário municipal de Transportes, Carlos Barreiro, as pistas paralelas são a solução para o projeto, mas houve necessidade de ajustes devido a população que mora no entorno, o desnível da pista e ao custo das desapropriações. As marginais são parte da ampliação da malha viária que dá acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos e devem acompanhar a progressão de passageiros do terminal. A previsão é que Viracopos receba 22 milhões de passageiros em 2018 e 45 milhões em 2024. Atualmente, circulam cerca de 50,5 mil veículos por dia no trecho.

Intertítulo – Malha viária

As obras de ampliação e modernização da da malha viária no entorno do Aeroporto Internacional de Viracopos devem custar R$ 558 milhões, e incluem as obras de duplicação da Rodovia Miguel Melhado Campos (SP-324), implantação de sete quilômetros de marginais de cada lado na Rodovia Santos Dumont (SP-75) e segunda etapa do prolongamento do Anel Viário José Roberto Magalhães Teixeira (SP-083).

Intertítulo – Miguel Melhado

As obras de duplicação da rodovia Miguel Melhado – que também fazem parte do “Pacote Viracopos” estão “emperradas” O Departamento de Estradas e Rodagem (DER), responsável pela obra, informou, por meio de assessoria de imprensa, que “aguarda reprogramação orçamentária para definir o cronograma da obra”. O projeto executivo para para duplicação em 12 quilômetros da rodovia já está concluído, e a licitação era esperada para setembro, um mês antes das eleições. As obras estão orçadas em R$ 168 milhões.

A obra é considerada grande por ser necessário adequação viária próximo ao bairros São Domingos e Campo, onde há casas próximas da pistas. Nesse local, serão dois quilômetros de via com acesso local, calçadas para pedestres, ciclovias e alças. Esse projeto foi orçado em R$ 15 milhões e também deve ser contratado pelo DER.

Em nota, o DER informou que “em razão do início desta nova gestão, a obra da SP-324 está em fase de reprogramação orçamentária para definição do cronograma, ou seja, dos prazos de publicação do edital de licitação, início dos serviços e conclusão”. Com isso, o edital da obra ainda não foi publicado. O órgão não informou previsão de publicação.

Intertítulo – Anel viário

Das três obras previstas no pacote, a intervenção na Rodovia José Roberto Magalhães Teixeira, a obra do anel viário de Campinas, está dividida em três etapas e a primeira está em obras, dentro do prazo estimado. A obra é executada pela concessionária Rota das Bandeiras, que administra a via, e a previsão é que seja concluída em novembro deste ano. A segunda etapa, que consiste no trecho Rodovia dos Bandeirantes até a Rodovia Miguel Melhado está em fase de licenciamento ambiental. A previsão de início é dezembro de 2015 e a conclusão em novembro de 2017.

A terceira etapa será a ligação de seis quilômetros entre o Anel Viário e a SP-75 (rodovia Santos Dumont). O projeto funcional em análise na Artesp, que aguarda apresentação da concessionária Rota das Bandeiras de estudo de tráfego. Embora não seja contratual (não era prevista no edital da concessionária), a obra será realizada pela concessionária Os investimentos nas três etapas correspondem a R$ 303 milhões.

Por meio de assessoria de imprensa, a Rota das Bandeiras informou que “desenvolveu o projeto para implantação do terceiro trecho do prolongamento, ele encontra-se em elaboração e discussão técnica com a agência”. A concessionária também informou que aguarda o envio, pela Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, responsável pela administração de Viracopos, do plano diretor do aeroporto e fluxo de cargas estimados para concluir os estudos complementares solicitados pela Artesp, de modo a finalizar as análises de viabilidade deste novo trecho.

QUADRO: Obras

Miguel Melhado: duplicação da pista em 12 quilômetros. Orçada em R$ 168 milhões. Licitação em setembro de 2014. Início das obras estava previsto para janeiro de 2015.

Trevo de acesso à Bandeirantes: Será uma alternativa para os motoristas da Rodovia Miguel Melhado que deixam o Aeroporto de Viracopos com destino à Rodovia dos Bandeirantes. Investimento de R$ 30 milhões.

Marginais da Santos Dumont: Serão sete quilômetro de marginais de cada lado. Orçada em R$ 42 milhões. Projeto sendo elaborado pela Artesp em conjunto com Rodovias das Colinas e Prefeitura. Início das obras depende de desapropriação, mas governo estadual informou que seria no início desse ano.

Anel Viário Magalhães Teixeira: Segunda etapa do prolongamento do Anel Viário José Roberto Magalhães Teixeira prevê ligação de seis quilômetros até a Santos Dumont, para o novo acesso de Viracopos. Previsão de conclusão em dezembro de 2017. O investimento total, incluindo as obras em andamento, é de R$ 303 milhões.

Escrito por:

Sarah Brito Moretto