Publicado 27 de Fevereiro de 2015 - 15h34

Por Renata Pioli

FOTO ARQUIVO

Da Agência Anhanguera

Entramos na primeira semana de março e com ela chega a 19a Corrida da Lua. Com a vaga assegurada na tradicional prova noturna de rua do Interior Paulista, os atletas iniciam a preparação final para chegar bem no dia da competição. Sábado, a partir das 20h, milhares de esportistas vão dominar o contorno da Lagoa do Taquaral.

Com percursos de 6 e 10km e realizada a noite, a Corrida da Lua é uma prova bastante agradável e por isso se torna a primeira no currículo de muitos esportistas amadores. Para quem nunca competiu vale algumas dicas para esta semana. Os treinadores orientam para que os atletas mantenham sua programação de treinamento, sem elevar o ritmo ou rodagem, e no sábado, dia da corrida, evitem qualquer outra atividade física. A competição acontece na Lagoa do Taquaral, um local bastante conhecido dos campineiros, mas caso o participante não tenha o costume de correr por lá, programar um treino no local para conhecer a altimetria do percurso e saber como o corpo responde aos obstáculos é recomendado. A subida do aviãozinho logo após o portão 5 é considerado o trecho mais pesado, contudo não é um bicho de sete cabeças, apenas exige um pouco mais das pernas.

Em semana de corrida e muito menos em dia de prova evitar estrear acessórios ou mudar a alimentação radicalmente. A orientação é manter a rotina que já está acostumado e sem esquecer da hidratação, fator essencial para o bom desempenho.

No próximo sábado para evitar transtornos, a orientação é chegar ao local da largada com no mínimo uma hora de antecedência para realizar o alongamento e aquecimento com tranquilidade e ainda aproveitar o momento descontraído de pré prova. E independente da meta pessoal, o que vale é realizar uma boa corrida sempre respeitando os limites do corpo.

Escrito por:

Renata Pioli