Publicado 26 de Fevereiro de 2015 - 17h15

Fotos: Arquivo

Fábio Trindade

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

A temporada de concertos 2015 da Abal-Campinas começa hoje, às 20h, com uma homenagem ao maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, nascido no dia 5 de março de 1887. A apresentação contará com a participação do soprano Laura Duarte, da mezzosoprano Vera Pessagno Bréscia e do tenor Vicente Montero, com Carlos Wiik ao piano. Como sempre, o concerto será no auditório da Associação Campineira de Imprensa (ACI) e tem entrada franca.

A agenda deste ano, explica o presidente da Abal, Alcides Acosta, será diferente dos outros. Até 2014, a programação era fechada até dezembro, porque os convidados recebiam o convite e estabeleciam quando poderiam participar e o que gostariam de cantar. “Agora, cada um dos eventos vai ser preparado pelo diretor artístico da Abal, o pianista Chiquinho Costa, de acordo com seus contatos”, conta. “Nosso objetivo ainda é o mesmo: dar um palco, um piano, a cantores jovens, estudantes da Unicamp, de conservatórios, ou mesmo que estudam com professores particulares, porque assim eles têm a oportunidade de se apresentar para um público. Mas o Chiquinho vai selecionar quem serão essas pessoas, o que eles vão apresentar e quando. Então vamos pensar individualmente cada apresentação”, completou Acosta.

O primeiro concerto de 2015 contará também com obras de Joubert de Carvalho e Catulo da Paixão Cearense, Jayme Ovalle e Babi de Oliveira. “Tudo faz parte da proposta do diretor artístico. Vamos fazer testes, experimentar e ver como funciona. Mas, certamente, os encontros musicais ficarão mais dinâmicos, pois serão trabalhados, e não apenas encaixados na agenda”, afirma Acosta.

Para março, o presidente conta que um dos concertos – que acontecem quinzenalmente – terá a participação do Coral Pio XI com cantos de partituras do Vaticano. “São obras que fazem parte do acervo deles, são músicas sacras da época da Páscoa, da Quaresma.”

Agende-se

O quê: Encontros Musicais da Abal-Campinas

Quando: Hoje, às 20h

Onde: Auditório ACI (Rua Barreto Leme, 1479, Centro, fone: 3234-2591)

Quanto: Entrada franca