Publicado 27 de Fevereiro de 2015 - 17h35

Por Vilma Gasques - Especial para Metrópole

Estética

Istock

Estética

Sentir-se bem é fator fundamental para estar de bem com a vida e, sim, ter uma saúde melhor. Nos dias de hoje, em que a imagem é supervalorizada, a busca pelo belo e pela aceitação em frente ao espelho leva mulheres – e homens também – a recorrerem a tratamentos estéticos para a face e o corpo. Afinal, sentir-se feio é um passo para que a baixa autoestima se instale e abra caminho a emoções negativas e problemas de saúde. “Antigamente, os produtos se restringiam a aprimorar a aparência, enquanto que hoje há uma série de técnicas que modificam o corpo na busca pela beleza”, comenta a historiadora Denise Ber- nuzzi de Sant’Anna no livro História da Beleza no Brasil (Editora Contexto).

 

Foto: Istock

De acordo com ela, no início do século passado, o padrão de beleza ideal era o de mulheres de pele clara, com busto e quadris pouco volumosos, em uma associação ao estilo feminino da Grécia Antiga. Apenas as últimas gerações passaram a valorizar com mais intensidade mulheres com o corpo mais voluptoso.

Para a escritora, um dos principais focos nessa procura pela beleza sempre foi o cabelo, tanto que faz mais de cem anos que as mulheres buscam novas tonalidades para mudar o visual e os homens utilizam tinturas para esconder fios brancos. “Algo que pouco mudou ao longo dos anos foi a relação da beleza masculina com a virilidade. No entanto, a participação mais efetiva do homem no universo da beleza se deu a partir dos anos 1960, quando alguns estilistas incluíram roupas masculinas no mundo da moda. E aí surgiram produtos específicos para os homens”, comenta Denise.

A historiadora avalia, ainda, que o boom das cirurgias estéticas, depois da década de 80, alterou não apenas o conceito de beleza, mas a forma como as pessoas chegam a ela. Além dos cosméticos, as mudanças corporais, temporárias ou permanentes, passaram a fazer parte da sociedade. E estão cada vez mais acessíveis.

Brazilians Secrets Estética e Emagrecimento

 

Foto: Divulgação

A Brazilians Secrets Estética e Emagrecimento concentra variados procedimentos para emagrecimento, beleza, saúde e bem-estar. Entre eles está a radiofrequência, indicada para redução de rugas, flacidez, gordura localizada e celulite. O método usa o aquecimento da pele para estimular a produção de colágeno e aumentar o metabolismo celular. Também usada para eliminar gordura localizada, a lipocavitação é baseada no método de ultrassom, que rompe as células de gordura. “Temos também a carboxiterapia, para tratamento de estrias, flacidez, celulite e gordura localizada. É um procedimento feito com gás carbônico que estimula a circulação sanguínea. É usado desde 1977 para tratamentos da pele e, desde as primeiras observações científicas, mostrou eficácia em regeneração dos tecidos e melhora da circulação sanguínea”, informa a proprietária da clínica, Samantha Tirloni. O local também oferece massagens de drenagem linfática, limpeza de pele, aplicação de botox, preenchimento facial e peeling diamantado e químico (alivia rugas, acnes, estrias e cicatrizes) e depilação definitiva.

Para potencializar os tratamentos estéticos, a pedida é frequentar a Academia Só Para Mulheres, com treinamentos feitos por meio de um circuito com 30 minutos de duração. São dez estações que combinam exercícios aeróbicos e anaeróbicos, ginástica localizada e técnicas de alongamento. “Cada aula queima até 600 calorias. A recomendação é para que o circuito seja feito três vezes por semana; em três meses, já é possível sentir algum resultado”, ressalta. Na Brazilians Secrets também tem o Espaço Saudável, que oferece refeições rápidas, nutritivas e com baixas calorias. Segundo Samantha, todos os procedimentos são realizados por fisioterapeutas, dermato-funcionais e biomédicas.

Clínica Skincenter – Dermatologia & Laser

 

Foto: Divulgação

Muitas vezes negligenciada, a pele das mãos é um dos focos do trabalho da Clínica Skincenter – Dermatologia & Laser, dirigida pela médica dermatologista Mônica Felici de Almeida. Principalmente nas mulheres em torno do climatério, as mãos sofrem com perda de volume, mudança na textura da pele, adelgaçamento da derme com perda de gordura e atrofia da musculatura, deixando mais visíveis vasos e tendões e favorecendo o surgimento de manchas. Além do rejuvenescimento da pele, a clínica realiza tratamentos contra acne, celulite, flacidez corporal, cicatrizes de acne e decorrentes de queimaduras, hidratação, remoção de manchas e depilação.

 

De acordo com Mônica, para resolver o problema da flacidez pode-se injetar na pele hidroxiaplatita de cálcio e ácido polilático, que estimulam o organismo a voltar a produzir colágeno e elastina e podem ser usados no corpo e no rosto.

 

A produção de colágeno pode ser estimulada também com a utilização de ácido hialurônico. Já para as manchas são indicados peelings químicos, de luz intensa pulsada e lasers fracionados.

A médica ainda chama a atenção para a importância da vitamina D, o hormônio esteroidal mais potente do corpo humano. “Ela é essencial para a manutenção da saúde, tendo em vista que controla 10% dos genes. É responsável pela manutenção do tecido ósseo e influencia no sistema imunológico, sendo utilizada no tratamento de doenças autoimunes e na prevenção da osteoporose, de vários tipos de câncer e doenças cardiovasculares”, informa. Segundo ela, como a produção dessa vitamina no organismo depende da exposição à luz solar, é preciso encontrar um equilíbrio para conseguir a substância, mas evitar o câncer de pele.

Derma Office – Clínica e Dermatologia

 

Foto: Divulgação

A Clínica Derma Office oferece tratamentos modernos, eficazes e seguros para combater o envelhecimento facial e corporal. “Uma das queixas mais comuns é a flacidez, que se instala por volta dos 40 anos, e incomoda a todos. Acredito muito nos tratamentos que combinam nutrição clínica com suplementos e equipamentos. Outro de nossos protocolos ajuda a tratar a gordura localizada e auxilia no emagrecimento.

 

Com uma dieta para desintoxicação e laser não invasivo, a perda de gordura na região tratada chega a 30% em apenas uma sessão”, garante a médica Vanessa Barcelos Duque Estrada, proprietária da clínica. Para rejuvenescimento facial, ela aposta em uma associação de lasers aliados a peelings, que promovem clareamento de manchas e hidratação profunda com substâncias injetáveis que estimulam o colágeno. 

 

“Penso que esses tratamentos trazem benefícios não somente à aparência estética, mas também causam impacto psicológico, melhorando a autoestima, o bem-estar e a saúde dos pacientes, suas relações sociais e o sucesso profissional”, ressalta Vanessa. Para medir os efeitos psicológicos e sociais dos tratamentos estéticos, a equipe da clínica recorre à escala Face-Q, composta por mais de 40 pequenos questionários em diversas áreas. Essa ferramenta capta a experiência obtida com os procedimentos pela perspectiva do paciente, mas de uma maneira científica, o que auxilia o médico na avaliação sobre a satisfação e a correlação com a melhora na qualidade de vida.

Eras Instituto da Pele

Foto: Giancarlo Giannelli/Especial para AAN

O laser e a luz pulsada são ferramentas importantíssimas no tratamento de alterações da pele, promovendo alívio e melhora da autoestima a pessoas com dermatoses (principalmente, psoríase e vitiligo), onicomicose, acne ativa inflamatória, verrugas virais, marcas de nascença, manchas causadas pelo sol, melasmas e rugas. Também usados em depilação, no tratamento de vasinhos e olheiras, esses recursos melhoram a textura da pele e auxiliam no fotorejuvenescimento.

De acordo com a médica dermatologista Vivian Zulian, do Eras Instituto da Pele de Campinas, outros procedimentos têm contribuído para pôr fim a estigmas. Trata-se dos imunobiológicos em psoríase e artrite psoriástica, por meio dos quais se tem alcançado uma melhora significativa das placas, prevenindo as deformidades da artrite de maneira rápida e eficaz. “Esses pacientes chegam envergonhados e, muitas vezes, cobertos por roupas, tentando esconder sua condição. Com a melhora, voltam a usar roupas curtas e a desfrutar de uma vida social mais digna e menos constrangedora”, destaca.

Outros pontos que também provocam incômodo, como sulcos, poros dilatados, cicatrizes de acne, estrias, excesso de pelos na face, pálpebras caídas e gordura localizada, também são tratados no Eras. O instituto conta com uma equipe especializada, formada por dermatologista, cirurgiã plástica, fisioterapeuta, esteticista e podóloga. A estrutura contempla centro cirúrgico e sala de dermatoscopia digital, aparelhos a laser, luz intensa pulsada, radiofrequência e manthus, entre outras tecnologias.

Face Center by Leila Vianna

 

Foto: Giancarlo Giannelli/Especial para AAN

Na Face Center by Leila Vianna, as especialidades são os tratamentos para a pele do rosto, mas também há opções para o corpo, utilizando o que há de mais avançado e atualizado em tecnologia cosmética. Um dos procedimentos mais procurados na clínica é a depilação a laser. “Mas há diferenças entre o laser temporário e o permanente. É preciso deixar isso bem claro”, observa Leila Vianna, que é fisioterapeuta com aprimoramento em RPG, esteticista facial e corporal.

Ela explica que o Light Sheer Duet é um laser de depilação permanente que atua nos bulbos, gerando microtraumas nessas células até que elas parem de produzir pelos. Logo na primeira sessão há uma redução de cerca de 20% dos pelos. A ponteira é resfriada, portanto indolor, e o equipamento possui um mecanismo de sucção para disparos precisos. Já o laser temporário Luz Intensa Pulsada (IPL) atua na vascularização dos pelos, destruindo sua rede de nutrição – sem nutrientes nem oxigênio, eles caem. No entanto, ocorre uma nova rede de vascularização e eles voltam a crescer.

Entre outros procedimentos de destaque da Face Center está o Power Shape Platform, que promove um relaxamento da musculatura e diminui o estresse, induzindo ao bem-estar. “É um tratamento eficiente para modelagem corporal, faz a cintura, modela e levanta o bumbum, trata a flacidez e reduz a celulite. Além disso, tem um sensorial de relaxamento, como uma massagem quentinha”, conta Leila. O Power Shape Platform é indicado para corpo e face.

Matilde Costa Centro de Estética

Tratamentos para redução de medidas são os destaques no Matilde Costa Centro de Estética. “Temos a ciclotermia, que funciona com uma medida certa de ativos para redução da circunferência abdominal, alternando quente e frio. Além disso, tem a criolipólise e a lipocavitação, que é a redução de medidas por meio de um aparelho de ultrassom que rompe as células de gordura”, informa Matilde Costa. A plataforma vibratória, que fortalece a musculatura e combate a osteoporose, e a endermologia, voltada a celulite e gordura localizada, reforçam o arsenal. Há, ainda, as técnicas utilizadas para massagens corporais, como a modeladora, realizada com manobras intensas de amassamento, deslizamento e pinçamento – elas desencadeiam um processo de estimulação que propicia melhora na oxigenação dos tecidos e quebra da cadeia de gordura, além de tonificar e modelar o corpo.

“Outro aliado da beleza é o laser, indicado para vários tratamentos, como remoção de pelos, clareamento de manchas e sinais. Além dele tem a luz pulsada, também para rejuvenescimento e clareamento da pele”, afirma Matilde. Na clínica, são oferecidos ainda tratamentos como radiofrequência para flacidez, celulite, gordura localizada e rejuvenescimento, peelings em 3D (atinge as camadas mais profundas da pele), vacina anti-envelhecimento, limpeza de pele e peelings para remoção de impurezas.

Max Beauty Estética

 

Foto: Divulgação

O combate à gordura localizada, à celulite e à flacidez é um dos focos da Max Beauty, clínica que oferece tratamentos como o iLipo, com resultados imediatos já na primeira sessão. Não cirúrgico e seguro, ele não provoca dores nem efeitos colaterais. Outro recurso é o iLipo Ultra, que utiliza laser de diodo de baixa intensidade para suavizar celulite, reduzir a gordura localizada e remodelar o corpo. O equipamento também melhora a drenagem linfática, favorece a circulação sanguínea e promove a renovação celular da pele. Para remoção de pelos, fotorejuvescimento, manchas, acne e vasos, a pedida é o Phaser EPL, uma nova geração de luz intensa pulsada de alta performance que resulta em um tratamento seguro e eficiente.

A clínica também oferece shiatsu, reflexologia, drenagem linfática e massagens relaxante, modeladora e aromaterapêutica – essa última combina a massagem relaxante com os benefícios suavizantes dos óleos essenciais. Ainda tem a quick massage, para quem tem pouco tempo e que gera alívio imediato de dores, cansaço físico e mental, estresse, desconforto muscular e dor de cabeça, além de promover melhorias na circulação sanguínea e na reativação da energia. Para quem fica muito tempo na mesma posição e está com as pernas cansadas, a pedida é uma massagem de meia-hora que estimula a circulação, suaviza dores, inchaço e cansaço.

As opções de tratamentos faciais incluem limpeza de pele, peelings ultrassônico, de cristal e de diamante, e radiofrequência. Todos os procedimentos da clínica são realizados com cosméticos premium La Prairie, formulados a partir de um complexo celular exclusivo, que oferece à pele os nutrientes indispensáveis para sua saúde, beleza e vitalidade.

Onodera

 

Foto: Camila Moreira/ AAN

“Mesmo adotando hábitos de vida saudáveis, há situações que atormentam a maioria das mulheres e também alguns homens e que podem comprometer a autoestima e o bem-estar, como celulite, gordura localizada e flacidez. Nesses casos, somente os tratamentos estéticos podem ajudar”, afirma Aline Salvi Schmidt, franqueada das unidades Americana e Cambuí da Onodera. De acordo com ela, os cosméticos, os aparelhos e os movimentos empregados nas sessões estéticas contribuem para melhorar o contorno corporal, o aspecto da pele, a saúde do organismo e a disposição do cliente, além de deixar a silhueta mais esguia e a pele impecável.

O papel da equipe é atuar sobre fatores predisponentes e na orientação do paciente. “Contudo, os três objetivos principais para obter resultados são melhorar a microcirculação, degradar triglicerídeos e eliminar o excesso de líquidos. É importante esclarecer que os resultados aparecem de forma gradativa e a repetição soma os benefícios obtidos em cada sessão”, observa a empresária.

Como os resultados dependem de um conjunto de atitudes, as unidades Americana e Cambuí da rede elaboraram programas que oferecem cardápio equilibrado, atividades físicas e tratamentos segundo cada objetivo. “Não adianta só fazer exercícios ou apenas dieta ou somente tratamentos para redução de medidas, celulite, flacidez e combate ao estresse. Essa tríade está interligada e é papel da clínica desenvolver essa consciência junto do cliente para o sucesso do tratamento”, comenta Aline.

Silvia Rocha – Estética e Saúde

 

Foto: Giancarlo Giannelli/Especial para AAN

O criolifting é um dos diferenciais da clínica Silvia Rocha Estética e Saúde, que utiliza os mais modernos aparelhos para tratamentos faciais e corporais para mulheres e homens – eles, aliás, têm uma ala exclusiva no local. “O criolifting pode ser trabalhado na face e no corpo com potências diferentes e específicas. É um aparelho de microcorrentes associado ao resfriamento (crioterapia), com uma técnica eletroterápica que utiliza ações em métodos isolados. Na rosto e no corpo são associados produtos específicos e máscaras tensoras, firmantes e rejuvenescedoras”, explica Silvia Rocha, proprietária da clínica.

Ela informa que a ponteira do equipamento emite sensações em forma conjunta (resfriamento e formigamento), com temperatura desde abaixo de zero a 10ºC. “Com isso, há um aumento da circulação local e das trocas metabólicas, produção de adenosina trifosfato (ATP), transporte de aminoácidos, síntese de proteínas de 30% a 40% e captação de oxigênio local. O tratamento também ativa as fibras colágenas, o que melhora a flacidez e favorece a penetração dos produtos utilizados, aumentando a permeabilidade das membranas celulares por meio da dermotonificação”, comenta Silvia.

O criolifting é indicado para quem tem flacidez dérmica, quer rejuvenescer a pele e ativar a renovação celular. É também um tratamento para regularizar as secreções sudoríparas e sebáceas. As sessões podem ser realizadas uma ou duas vezes por semana e os resultados são observados a partir da primeira aplicação.

Valmari Campinas

 

Foto: Divulgação

Conhecida pelos dermocosméticos corporais e faciais, desde o ano passado, a Valmari se volta também à realização de tratamentos. Entre os destaques estão os procedimentos para gordura zero, que combinam Heccus, manobras manuais, endermo e dermocosméticos com ativos nano encapsulados de alta tecnologia que agem no organismo 24 horas por dia, sete dias por semana. “Durante o protocolo, o cliente sente um calor intenso na área em que está sendo aplicado o Iontogel, que contém capsicum, conhecido como pimenta dedo-de-moça. O produto provoca intensa ativação circulatória. Também é usado o Pheoslim, um concentrado de alga marrom que tem ação intensiva e estimula a lipólise”, conta a proprietária da Valmari Estética Campinas, Priscila Barison.

A clínica também oferece o laser facial Gênesis, laser micropulsado utilizado para estimular a produção de colágeno e, assim, melhorar a textura da pele, diminuir rugas finas, fechar poros e deixar a pele com mais viço. Também é usado para tratar vasinhos difusos na face e pele com vermelhidão permanente. Para depilação, a dica é o laser pro wave, que combina velocidade de tratamento com resultados e segurança ideais.

shanilla yoga

 

Malhas e cintas compressivas são indispensáveis no pós-operatório de quem passou por uma cirurgia plástica. Elas ajudam na recuperação dos tecidos, contribuem para a cicatrização e protegem a pele da região operada. Também promovem uma significativa melhora nos sistemas circulatórios sanguíneo e linfático. “O papel das malhas pós-cirúrgicas é exercer uma compressão suave e constante, de modo a compactar os tecidos traumatizados na cirurgia. Dessa forma, o espaço intercelular também fica comprimido, a água não tem onde se acumular e isso significa menos inchaço. A compressão inibe, ainda, o sangramento dos vasinhos, contribuindo para diminuir a formação de manchas roxas”, explica a responsável pela Shanilla Yoga, Francine Boldrin Fernandes.

Cabelos, a moldura do rosto

 

C. Kamura

Foto: Divulgação

“A mulher precisa se sentir bonita para elevar a autoestima e a confiança em si mesma. Isso desencadeia uma energia positiva que transcende para os outros, passa algo bom e deixa o dia a dia mais leve”, afirma o beauty artist Celso Kamura, dono da rede de salões C. Kamura. Para ele, a rotina de cuidados com a beleza deve incluir cortes periódicos de cabelo e manutenção da cor dos fios, unhas bem feitas, design das sobrancelhas e depilação em dia. “São atitudes que ajudam não só esteticamente, mas também na questão da saúde. São cuidados básicos e fundamentais para qualquer pessoa”, comenta.

 

E isso vale também para os homens. “O público masculino cresceu consideravelmente no salão, porque eles perceberam que cuidar da aparência ajuda na vida pessoal e profissional. Corte de cabelo em dia, barba bem cuidada e unhas bem cortadas fazem bem para a imagem e para o ego”, complementa o expert, reforçando a necessidade de se buscar profissionais qualificados e de confiança. “Essa é uma dica chave para fazer dos cuidados com a aparência o grande trunfo para a autoestima. O profissional qualificado saberá diagnosticar o que o cliente precisa de acordo com o estilo, o formato do rosto, o tipo de corte que gosta e a cor que combina com tom de pele dele”, argumenta.

Centro Dermatológico Giovanni Bojanini

 

Foto: Divulgação

Tratar a calvície feminina e masculina é o foco dos profissionais do Centro Dermatológico Giovanni Bojanini, marca nascida na Colômbia e que chegou recentemente ao Brasil. De acordo com a médica dermatologista responsável pela unidade em São Paulo, Lívia de Andrade Bessa, o programa de reabilitação capilar criado pelo médico que batiza a clínica foi resultado de muita pesquisa e observação, aliadas aos conhecimentos dele em dermatologia e às inovações no segmento da ciência dos pelos.

“Hoje, os tratamentos reúnem substâncias com um programa de nutrição adequada a cada caso. A linha de produtos é composta por mais de 40 loções, medicamentos magistrais e cinco xampus para tratar a alopecia. Pelo método Bojanini, uma pessoa calva pode recuperar até 30% da quantidade de fios em quantidade e espessura”, afirma Lívia. Os tratamentos utilizam medicações – minoxidil e finasterida são as mais usadas entre os homens; para as mulheres, minoxidil e outras com efeito anti-androgênico.

O centro oferece, ainda, os mesmos protocolos internacionais, não hormonais, adotados em outros países, além de mesoterapia capilar e tratamentos para a pele (botox e peeling, entre eles). “A novidade é o enxerto fio a fio que a maioria das mulheres não conhece. Diferentemente do implante feito por meio da retirada de uma faixa de cabelo na altura da nuca, nesse método usa-se o bulbo individual. É menos dolorido e sem cicatriz”, garante Lívia.

Para determinar o tipo de tratamento, o paciente é avaliado individualmente, em uma consulta médica. Geralmente, a história clínica e os exames clínico e dermatoscópico são suficientes para o diagnóstico, mas o médico pode solicitar exames complementares.

Clínica Slim

 

Foto: Giancarlo Giannelli/Especial para AAN

Destinada a pessoas que sofrem com queda de cabelos, caspa, seborreia, calvície e desenvolvimento irregular dos fios, a terapia capilar é a especialidade da Clínica Slim. “A terapia consiste na aplicação de produtos e no uso de aparelhagens que revitalizam, fortalecem e estimulam a melhora do couro cabeludo e dos cabelos. Os fios ficam mais fortes, nutridos, brilhantes e saudáveis. E isso melhora a autoestima, já que os cabelos são a moldura do rosto”, diz a terapeuta capilar da unidade da rede em Campinas, Sandra Monteiro Della Santa.

Segundo a especialista, hoje em dia, as pessoas desenvolvem queda de cabelos com facilidade por causa dos altos níveis de estresse, da má alimentação e da insônia, entre outros fatores. “Quando um indivíduo está com baixa autoestima, tem até depressão, o que favorece ainda mais a queda. Tanto homens como mulheres, e muitas vezes até crianças, estão sujeitas a essas condições”, alerta Sandra. Ela informa que a terapia capilar se diferencia do tratamento dermatológico por ser apenas estética.

Os tratamentos são realizados na própria clínica, geralmente, em sessões semanais. A duração aproximada é de quatro meses. “Utilizamos produtos desenvolvidos exclusivamente para a Slim e a tecnologia a laser de baixa intensidade para melhorar a circulação e o fortalecimento do bulbo piloso, o que auxilia no fortalecimento e no crescimento dos fios”, garante a terapeuta.

Centro Técnico Lowell

 

Foto: Divulgação

Conhecida como plástica dos fios, a bioplastia capilar é uma das inovadoras linhas da Lowell. De acordo com a empresa, a reestruturação funciona como um repositor de massa, recuperando os cabelos extremamente danificados por processos químicos, pelo uso frequente do secador e da chapinha ou até mesmo expostos ao sol e ao cloro. Por conta da tecnologia de preenchimento interno e externo dos fios, o tratamento permite a recuperação de 50% da massa perdida já na primeira aplicação.

A linha é composta por xampu de pré-tratamento, creme repositor de massa, xampu e condicionador para manutenção. Os principais ativos da fórmula são os aminoácidos lamelares, que atuam na reposição de massa de baobá, responsável por emoliência, prevenção das pontas duplas e ação antioxidante. A Lowell possui em seu portfólio mais de cem produtos de fabricação própria, com bons resultados para todos os tipos de cabelos.

Ikove organics

Foto: Divulgação

Os produtos orgânicos têm conquistado cada vez mais espaço no dia a dia do brasileiro, e com os cosméticos não é diferente. Baseada no tripé saúde + bem-estar + beleza e pioneira do segmento no País, a Ikove Organics tem em seu portfólio linhas de cuidados faciais, corporais e capilares, além de aromaterapia. De acordo com a diretora da marca no Brasil, Evelyn Steiner, os itens que mais agradam são os de uso diário, como cremes para o corpo, sabonetes, xampus e hidratantes.

 

 

“Por não possuírem resíduos químicos, os cosméticos orgânicos não causam alergia ou irritações na pele. Além disso, as substâncias naturais, quando utilizadas diariamente, contribuem de maneira significativa para a sustentabilidade”, destaca.

Todos os produtos da Ikove Organics possuem em sua composição ingredientes extraídos da Floresta Amazônica e de outros biomas nacionais. Atualmente, entre os mais empregados nas formulações estão açaí, andiroba, copaíba, murumuru, cupuaçu, buriti, castanhas, maracujá e argila do solo amazônico.

Evelyn frisa que a empresa também busca inovar e investir em atitudes empreendedoras que contribuem para a saúde das pessoas e do planeta. “Em nosso processo de crescimento, oferecemos qualidade ao consumidor, contribuímos para uma sociedade mais justa, culturalmente diversa, economicamente viável e ecologicamente correta, com produtos eco-friendly que são mais saudáveis, puros e naturais, sem riscos para a saúde”, cita a diretora.

Maquiagem, beleza realçada

 

Foto: Giancarlo Giannelli/Especial para AAN

Ainda tem gente que resiste a se render aos pincéis, mas fato é que a maquiagem é uma aliada e tanto da mulher. Bem usados, esses cosméticos realçam a beleza natural, reforçam os pontos fortes do rosto e ainda dão uma mãozinha para a autoestima. Mas é preciso um certo conhecimento. “Pensando nisso, nossos cursos de automaquiagem foram totalmente reformulados. Agora, são cinco novas opções, que vão do iniciante ao backstage, o que permitiu atender às expectativas de todas as mulheres”, informa a franqueada da Contém 1g do Galleria Shopping, Marian Soares da Silva.

Um dos primeiros passos é aprender a proteger a pele dos efeitos nocivos do sol, e a sugestão de Marian é recorrer a bases com fator de proteção solar, como as oferecidas pela empresa, que está com várias novidades. Entre elas estão as paletas de sombras Color Me, que são compactadas e permitem que a consumidora crie um kit personalizado de cores exclusivas; e itens de maquiagem que vêm para completar a linha I’m Model, de perfumaria, voltada às jovens antenadas. E tem até produto com pegada social. “O Batom Sorriso é uma criação da marca em parceria com uma ONG e parte da renda é revertida para o financiamento de cirurgias reparadoras de lábio leporino”, conta Marian.

 

Foto: Giancarlo Giannelli/Especial para AAN

No entanto, se a habilidade com bases, pós, blushes, sombras, máscaras de cílios e batons é zero, a maquiagem definitiva é uma alternativa interessante. “A nova maquiagem definitiva, pela exigência da mulher, tornou-se mais natural e sutil, tanto em pequenas correções nas sobrancelhas, quanto em áreas maiores. E uma pessoa feliz com sua aparência, com certeza, é mais positiva”, analisa François, proprietário da clínica que leva seu nome. O procedimento pode ser realizado em sobrancelhas, olhos, boca e aréolas mamárias.

O trabalho começa com a aplicação de uma pomada anestésica no local. O material a ser usado vem em embalagens lacradas, abertas na frente da cliente para dar mais segurança e confiança. As agulhas, adequadas para cada processo, são preenchidas com os pigmentos correspondentes à pele e aos pelos da mulher.

A clínica também oferece tratamentos faciais e corporais e podologia avançada. “Um outro diferencial é que contamos com o Centro Técnico François de Maquiagem Definitiva, que forma profissionais na área e é dividido em três níveis”, informa François. Também há cursos para cílios fio a fio, cílios postiços, permanente e tintura de cílios, design e tintura de sobrancelhas e sobrancelhas de henna.

Reconstruindo a autoestima

Foto: Divulgação

Soluções inovadoras e técnicas avançadas fazem da dermopigmentação um importante recurso para correções e reconstruções estéticas e cirúrgicas de sobrancelhas, olhos, lábios, seios, cicatrizes e manchas, e também para maquiagem definitiva. No Renaje Barros Esthéticienne – Centro de Dermopigmentação e Recuperação da Face e Cabelo, um dos destaques é a chamada plástica sem bisturi, que reconstrói a sobrancelha e faz o efeito lifting em 40 minutos. “Nosso método diferenciado de fio a fio recupera as sobrancelhas de maneira natural, rápida e imperceptível”, diz a cosmiatra Renaje Barros. Para quem procura algo menos duradouro até sentir mais segurança, a sugestão é a sobrancelha express, com três meses de durabilidade.

Na dermopigmentação reparadora, o grande foco de Renaje têm sido a reconstrução das aréolas e os reparos de cicatrizes acrômicas, vitiligo e leucodermia (sardas brancas). “O desconforto causado por essas patologias é muito grande, mas a alegria também é tamanha quando o cliente vê até mesmo uma manchinha se desfazer”, comenta. Outro hit do momento é a tricopigmentação, para recuperar áreas não muito grandes do couro cabeludo em que houve perda de fios e resolver de imediato esse tipo de alopecia. O tratamento também é utilizado em cicatrizes cirúrgicas no couro cabeludo.

Foco na sobrancelha

 

Foto: Divulgação

Na clínica James Olaya, a dermopigmentação de sobrancelhas é o serviço mais procurado. “Muitas mulheres e homens têm algum tipo de imperfeição nessa área. E é evidente que as sobrancelhas fazem toda a diferença quando não estão harmoniosas e preenchidas de maneira natural e simétrica”, avalia James Olaya, proprietário da clínica que leva seu nome. Feito fio a fio, o trabalho ajuda a resgatar a autoestima de pessoas que tiveram sua forma facial desfigurada por acidente, estresse ou doença. O procedimento substitui a tatuagem convencional, que camuflava ou corrigia falhas e cicatrizes.

“Nos últimos anos, os dermopigmentadores se uniram para entender melhor os mecanismos de fixação e implante dos pigmentos usados para esse fim. Os resultados são surpreendentes”, garante Olaya, acrescentando que isso permitiu criar técnicas mais naturais e sofisticadas, cuja prioridade é devolver os traços naturais e melhorar o visual do cliente. O profissional é um dos palestrantes do 1o Congresso Científico Internacional de Dermopigmentação, que acontece até amanhã, em São Paulo. O tema da apresentação dele é Visagismo aplicado à dermopigmentação.

Escrito por:

Vilma Gasques - Especial para Metrópole