Publicado 27 de Fevereiro de 2015 - 5h30

Os motoristas que forem à região central de Campinas amanhã e domingo devem ficar atentos às mudanças no trânsito para o início das obras de revitalização da Avenida Francisco Glicério, e evitar os pontos com intervenção para evitar congestionamentos. As alterações acontecerão a partir das 7h na pista interna da Avenida Orosimbo Maia nos cruzamentos com a Rua Visconde de Taunay e com a Rua Sacramento. Um terceiro bloqueio, a partir das 13h, será no cruzamento da Glicério com a pista interna da Orosimbo.

Os bloqueios na Avenida Orosimbo Maia com a Visconde de Taunay e Sacramento deverão permanecer durante todo o final de semana, com as pistas liberadas para o tráfego na segunda-feira. Já o bloqueio no cruzamento, da pista interna da Orosimbo com a Glicério permanecerá por 45 dias — período dos trabalhos naquele trecho.

Em todas as intervenções, agentes de mobilidade da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vão auxiliar o trânsito e tirar dúvidas dos motoristas. A Emdec indica a Rua Delfino Cintra como opção de acesso para a Glicério. Ao todo, 18 agentes vão atuar nestas operações, oito no período da manhã, oito à tarde e outros dois à noite.

Além de alterar as rotas dos motoristas, as obras também mudarão os pontos de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo. As mudanças acontecerão nas paradas da Orosimbo Maia e da Glicério.

Os ônibus que utilizam o trecho bloqueado da Glicério vão acessar a Rua Delfino Cintra e seguir seu itinerário normalmente. O ponto de parada que fica na altura do Banco do Brasil, no número 1.836, deixará de ser utilizado. As linhas servidas por esse ponto deverão ser deslocadas para entrar na Glicério a partir da Delfino Cintra.

No ponto Delfino Cintra passarão a operar as linhas que seguem na Francisco Glicério após o cruzamento com a Avenida Benjamin Constant. Já os usuários de ônibus que fazem o trecho bloqueado na pista interna da Orosimbo Maia deverão buscar os pontos mais próximos na pista externa da mesma avenida.

As mudanças dos pontos na Orosimbo Maia serão válidas apenas para o final de semana. Porém, no pontos da Glicério, vão se estender pelos 45 dias da obra.

Os trabalhos

Amanhã, os trabalhos de remodelação começam com a abertura de valas e execução das obras no trecho da Orosimbo Maia e com a Rua Marechal Deodoro. A Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) será responspável pela intervenção. Serão colocados tapumes e passarela para pedestres.

No começo da semana, funcionários do Departamento de Transportes Interno (Deti) montaram o canteiro de obras na avenida e também foi realizada a sinalização do tráfego pela Emdec, a demarcação do trecho, levantamento topográfico e identificação visual.

A Sanasa trocará toda a rede de água e esgoto da região, que tem mais de 100 anos. Nesse trecho, a CPFL Energia também fará o enterramento das redes de energia elétrica e telecomunicações. Nessa primeira etapa, que vai durar 45 dias, serão executados trabalhos em um trecho de 240 metros, das 7h às 22h. As obras começaram após atraso de cinco meses.