Publicado 01 de Março de 2015 - 5h00

Equipamento ocupa o espaço de dois carros estacionados e terá bancos, mesa, floreiras, guarda-sol, aparelhos de ginástica e até bicicletário

Divulgação

Equipamento ocupa o espaço de dois carros estacionados e terá bancos, mesa, floreiras, guarda-sol, aparelhos de ginástica e até bicicletário

Sorocaba inaugurou seu primeiro Parklet – uma espécie de “mini-praça” instalada sobre o asfalto de uma rua, formando uma extensão da calçada. O espaço tem por objetivo estimular a convivência social da população, ocupando espaços públicos que normalmente seriam utilizados para o estacionamento de veículos. O projeto piloto está sendo instalado temporariamente na Avenida Domingos Júlio, em frente ao Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim.

Entre as cidades que já adotaram esta ideia, destaca-se o projeto de São Francisco, nos Estados Unidos, que implantou mais de 50 unidades em 2011. No Brasil, São Paulo foi o primeiro município a instalar este equipamento móvel, em 2013, por meio da ONG Instituto Mobilidade Verde e, desde 2014, já há uma legislação municipal que prevê que esta seja uma iniciativa tanto do poder público como de qualquer munícipe, seja pessoa física ou jurídica.

Em Sorocaba, o Parklet ocupará um espaço de duas vagas de um carro (2,20 metros x 10 metros) e terá bancos, mesa, floreiras, guarda-sol, aparelhos de ginástica e até bicicletário. Entre as vantagens de implantar este espaço está o baixo custo de instalação e manutenção, além da criação de espaços de convivência para a população.