Publicado 25 de Fevereiro de 2015 - 14h00


Divulgação

A publicação americana Condé Nast Traveler elegeu a região de Monticello, na Virginia - que juntamente com Washington, DC e o Estado de Maryland formam a Região da Capital Dos Estados Unidos - como a sexta área vinícola do país para ser explorada em 2015. O ranking foi elaborado pelos jornalistas Elizabeth Stark e Brian Campbell, ambos especializados em gastronomia. Entre as vinícolas da região, a publicação destaca a Blenheim Vineyards, localizada bem próxima a cidade de Charlottesville e comandada pela sommelier Tracey Love.

Wine Tourism Conference 2015

Não foi por acaso, portanto, que o governador do Estado da Virginia, Terry McAuliffe, anunciou a escolha de Loudoun County - região do interior que reúne 40 das mais de 250 vinícolas do Estado - para sediar o Wine Tourism Conference 2015, que acontece entre 18 e 20 de novembro. Será a primeira vez que o evento acontece na Costa Leste americana - a edição de 2014 aconteceu em Paso Robles, na Califórnia.

 

O evento espera receber mais de 200 profissionais do mercado enogastronômico de todo o mundo, entre eles proprietários de vinícolas, associações, escritórios de turismo de destinos de vinho, operadores de turismo e imprensa. Organizado pela Zephyr Adventures, o Wine Tourism Conference é um fórum que oferece grandes oportunidades de conhecimento e networking para os profissionais do mercado.

A colocação de destaque no ranking e a escolha do destino para sediar a Wine Tourism Conference reforça a qualidade das vinícolas da Virginia e o seu mercado em constante expansão - atualmente o 5º maior produtor dos EUA. Somente no ano de 2014, 25 vinícolas foram inauguradas em todo o Estado, que atualmente conta com cerca de 250 empreendimentos deste tipo.

 

São mais de 12 roteiros que passam pelas vinícolas e nos quais o visitante pode dirigir pelas estradas cênicas com belas paisagens de montanhas ou contratar um tour com um motorista e no qual a sua única preocupação será decidir qual o seu sabor preferido enquanto passa por pequenas cidades charmosas e locais históricos.

O Estado da Virginia também foi reconhecido como um dos melhores destinos de vinho segundo as publicações Wine Enthusiast, USA Today, Food & Wine Magazine, Washington Post e agora pela Condé Nast Traveler. As revistas também destacam as belas paisagens do destino e a hospitalidade dos produtores de vinho ao receberem os turistas.

Em números

- São mais 1,2 mil hectares de vinhedos em todo o Estado, divididos em mais de 250 vinícolas, das quais 40 ficam localizadas em Loudoun County- a apenas 40 quilômetros de Washington, DC.

-  A Virginia é atualmente o 5º maior mercado dos EUA em número de vinícolas e também o 5º maior produtor de uva no país.

-  Segundo um estudo de impacto econômico feito em 2012, a indústria vinícola do Estado emprega mais de 4,7 mil pessoas e contribui com aproximadamente U$ 750 milhões para a economia da Virginia.

- Segundo o Virginia Tourism Corporation, mais de 1,6 milhões de turistas visitaram as vinícolas do Estado em 2013.