Publicado 15 de Outubro de 2014 - 12h41

Por Delminda Aparecida Medeiros

QCV lança primeiro álbum

Delma Medeiros

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

Um dos mais representativos grupos de samba de Campinas e região, o Quarteto de Cordas Vocais (QCV) lança hoje seu primeiro álbum, Pra Cantar a Batucada, em que faz um passeio pelo que há de melhor no samba carioca, paulista e baiano. “Desde que começamos o trabalho específico sobre samba, em 2000, passamos a pesquisar sobre o gênero, resgatando compositores e músicas que não tocam nas rádios. Este CD é fruto dessas rodas de samba, da nossa pesquisa e aplicação nos arranjos. Não fazemos cover, mas releituras das músicas, com trabalho instrumental e também vocal. O disco fecha um ciclo de 14 anos de roda de samba e de quase 20 de formação do grupo”, explica Adriano Dias, violonista, fundador e arranjador do QCV.

O CD, que será lançado hoje no Tonicos Boteco, foi financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (Ficc) e é distribuído pelo selo independente Kalamata, da Direção Cultural Produções.

Pra Cantar a Batucada traz uma compilação dos melhores arranjos tocados pelo grupo ao longo de quase duas décadas de trabalho e resgata canções de compositores como Chico Buarque, Dorival Caymmi, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Adoniram Barbosa, Cartola, Wilson Batista e o baiano Batatinha, que faz uma linda homenagem a Paulinho da Viola na música Ministro do Samba, entre outros. Outra relíquia resgatada pelo grupo é Chico Brito, de Wilson Batista. A releitura que o grupo faz de Estação Derradeira, de Chico Buarque, também é emocionante, assim como Juízo Final e Pode Apagar o Fogo Mané, de Cavaquinho e Adoniram, para citar algumas.

Criado em 1995, desde o ano 2000, o QCV investe na retomada do samba tradicional com o projeto Revivendo o Samba, que resultou num crescente interesse pelo gênero na cidade e colaborou para a revitalização do centro urbano de Campinas, com as rodas de samba que promovia no Mercado Municipal, Centro Cultural Evolução e Tonicos Boteco. O grupo se fortaleceu e se especializou no samba tradicional, tanto na qualidade de execução, como na escolha do repertório. O resultado é o CD Pra Cantar a Batucada. “A expectativa é usar esse produto para encerrar esse ciclo de trabalho e também para começar um novo, com composições próprias”, adianta Adriano.

Um diferencial do grupo é ser formado por cantores, compositores e multi-instrumentistas. Além de Adriano Dias, integram o quarteto, Rodrigo Duarte, Deo Piti e Allesandro Dias. Renomado na região, o grupo já se apresentou ao lado de nomes consagrados da MPB, como Demônios da Garoa, Velha Guarda da Portela, Bezerra da Silva, Chico Cezar, Belchior, Almir Sater, Oswaldo Montenegro e Renato Teixeira.

O show de lançamento do CD traz como convidados especiais, músicos que já se apresentaram com o quarteto, como os cantores Bruna Volpi, Vanessa Costa, Edinho Tio Beiço e Andréia Preta, entre outros.

Agende-se

O quê: Lançamento do CD Pra Cantar a Batucada, do QCV

Quando: Hoje, às 21h

Onde: Tonico’s Boteco (Rua Barão de Jaguara, 1,373, Centro, fone: 3236.1664)

Quanto: R$ 15,00

Escrito por:

Delminda Aparecida Medeiros