Publicado 13 de Outubro de 2014 - 18h14

Por Paulo César Dutra Santana

Paulo Santana

Da Agência Anhanguera

[email protected]

Apostando numa metodologia de trabalho que valoriza as qualidades individuais de cada atleta, a Ponte Preta vem colhendo bons resultados em sua base. Tanto que está na briga por título de quatro das cinco categorias que estão na reta final do Campeonato Paulista. O sub-11, sub-15 e o sub-17 já fizeram a primeira partida das oitavas e o sub-20 enfrentará o Audax em busca de vaga nas quartas. Apenas o sub-13 foi eliminado na segunda fase. Neste ano, todos os times conquistaram pelo menos um troféu.

De quebra, o clube comemora as convocações do atacante Leandrinho e do lateral-direito Erick Rosales para as seleções do Brasil sub-17 e sub-15, respectivamente. De acordo com o coordenador Jorge Iparraguirre, o Parraga, os goleiros Ivan e Guilherme deverão estar nas próximas convocações da CBF. “São jogadores que estão evoluindo muito bem e merecem ser chamados”, garante.

De um tempo para cá, a Ponte mudou o jeito de conduzir o trabalho realizado no Recanto da Macaca, em Jaguariúna. “Hoje, a gente procura dar liberdade para que o garoto evolua e mostra toda sua forma de jogar. Em vez de reprimir, como acontece em alguns lugares, incentivamos a criatividade”, reforça Parraga.

Com 26 anos de idade e formado em educação física pela Universidade Federal de Viçosa, o mineiro Ramon Cardoso Lima é o treinador do sub-14, equipe alternativo criado para separar jovens de 14 e 15 anos. E não é por acaso. “Nesta fase, um ano faz uma diferença muito grande. É o período que o garoto tem o estirão de crescimento. Com eles separados por faixa etária, a gente consegue ter uma visualização melhor do talento de cada um”, ressalta.

Erick, que faz parte da equipe pré-infantil (sub-14), viaja na próxima semana para a Granja Comary, em Teresópolis, onde ficará até o dia 25 com o time sub-15. Ele foi um dos 24 atletas chamados pelo técnico Cláudio Caçapa, que tem o ex-volante do Santos e São Paulo, Axel, como auxiliar. Leandrinho, que marcou sete gols no Paulista, também foi convocado para treinamentos com o time sub-17, mas já retornou da Seleção. Ivan e Guilherme devem ser chamados nos próximos dias.

Resultados

O sub-15 ficou no empate com o São Paulo, por 1 a 1, anteontem, em Vinhedo, com gol foi de Luís Otávio. Para se classificar, precisa de vitória simples. Já o sub-17 perdeu por 1 a 0, mas tem a chance de reagir em Cotia. Precisa ganhar por dois ou mais gols.

O sub-20 terminou a primeira fase em segundo lugar depois de bater o Rio Preto, por 1 a 0, gol de André. Agora, joga com o Audax pela segunda fase. Pelas quartas de final, o sub-11 derrotou o União Barbarense, por 1 a 0, e volta a jogar domingo, em Santa Bárbara dOeste, precisando do empate. O sub-13 parou na segunda fase.

Escrito por:

Paulo César Dutra Santana