Publicado 13 de Outubro de 2014 - 15h29

Fotos: Divulgação

Fábio Trindade

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

Globo, Band, Record, RedeTV! e muitas outras emissoras bem que tentaram, mas foi o canal pago Fox que conseguiu levar o fenômeno da internet Porta dos Fundos para a TV. O canal brasileiro mais visto de Youtube, que conta hoje com mais de nove milhões de inscritos e 1,2 bilhão de visualizações nos 650 vídeos publicados até ontem, faz sua estreia na telinha hoje, às 23h20, com uma série homônima de 26 episódios de 30 minutos cada. Mas se a presença da trupe é novidade na TV, saiba que as piadas que tomarão conta das terças à noite são velhas conhecidas dos fãs.

Os vídeos que serão apresentados, uma média de dez por noite, são exatamente os mesmos que já fizeram sucesso na internet, com a única diferença de ter Gabriel Totoro apresentando as esquetes. Bom, o formato também não é tão novo assim, já que os primeiros vídeos do Porta dos Fundos, lá em 2012, contavam também com Totoro como apresentador, mas a ideia logo foi abandonada pelo grupo. “Nesse primeiro momento, exatamente os mesmos vídeos que estão lá no YouTube vão para a TV, na ordem que a gente escolheu, muitos deles separados por temática, com cabeças do Totoro que são um espetáculo a parte. Ou seja, é um conteúdo em segunda mão”, brincou Antonio Tabet, um dos cinco sócios do Porta dos Fundos – os demais são Fábio Porchat, Gregório Duvivier, Ian SBF e João Vicente de Castro. “Mas o legal, o que deixa interessante o projeto, é ver uma esquete atrás da outra de um ano e meio, dois anos atrás, e ver como tudo continua atual e divertido. É como se você tivesse ouvindo um iPod no random”, acredita Tabet.

Levar exatamente o mesmo conteúdo do canal para a TV, ou seja, sem qualquer tipo de censura, com todos os palavrões, denúncias e piadas pesadas, foi um dos principais motivos para os sócios fecharam contrato com a Fox, além do “ótimo retorno financeiro”, claro. “Só assim foi possível exibir. Não iriamos para a TV sem essa garantia, e a Fox foi o canal que nos deu isso. Outros tentaram, porém nenhum juntava tudo na negociação, como a total liberdade editorial”, diz Tabet.

Há, entretanto, explica o sócio, outros fatores importantes nesse acordo, como a produção de uma série inédita e exclusiva para o canal em 2015 e até uma série de animação para 2016 - uma comédia que certamente busca se aproximar de sucessos como Os Simpsons e Família da Pesada. Mas há chances de os personagens da animação serem vocês? “Isso é uma surpresa. Por enquanto, não vamos dizer se vão ser com personagens da gente ou criados, até porque é muito cedo para isso. Ainda vamos apresentar para a Fox. A gente tem ideias de umas dez séries diferentes prontas. Algumas mais interessantes que outras, claro, mas para o ano que vem, temos uma que achamos que é a cara do canal. Então vamos começar por esta para depois ver o que rola”, explica.

Apesar do conteúdo de segunda mão, para Tabet, vários fatores vão levar o público a ver o Porta também na TV, como a linguagem liberal. “Só o fato de estar na TV por si só é uma atração, é uma ousadia que atrai curiosidade. Além disso, a nossa relação com o público é muito direta. O cara que vê o Porta, acostumado a ver no tablet, no celular, no trabalho, nunca imaginou ver na TV, então ele vai poder mostrar para mais gente o que tanto ele acompanha no computador. Ou seja, a ideia é estender a galeria de espectadores.”

Novas mídias

Além de se aventurar na TV com diversos projetos, o Porta dos Fundos, que tem até livro publicado já, tem marcado para o início do próximo ano as filmagens de um longa do grupo, com previsão de lançamento ainda em 2015. “O roteiro está pronto, falta só fazer alguns ajustes. E o filme vai contar com o elenco exclusivo do Porta”, diz Tabet. Para ele, migrar da internet para diversas mídias era o caminho natural da empresa. “Faz parte do processo. Como começamos como um canal no YouTube, o passo seguinte que demos foi desenvolver outros conteúdos dentro do próprio canal, como o Viral, o canal de bastidores, e, a partir disso, a gente conseguiu cravar um caminho de contramão, que não pode parecer errado, mas foi o certo pra gente. Ir para a TV, para o cinema, para nós é tão natural como ir para o teatro, para o cinema. Não é nosso principal segmento, mas nos estabelecemos como uma produtora de conteúdo e o que falta hoje por ai é bom conteúdo”, finaliza.

Agende-se

Porta dos Fundos

Terças, às 23h20

Canal Fox

Os dez vídeos mais vistos do Porta dos Fundos

*1º lugar: Na Lata

Mais de 16,2 milhões de visualizações

*2º lugar: Sobre a Mesa

Mais de 16,1 milhões de visualizações

*3º lugar: Essa É pra Você

Mais de 14,6 milhões de visualizações

*4º lugar: Rola

Mais de 14,3 milhões de visualizações

*5º lugar: Casamento

Mais de 14 milhões de visualizações

*6º lugar: 10 Mandamentos

Mais de 12,8 milhões de visualizações

*7º lugar: Término de Namoro

Mais de 12,5 milhões de visualizações

*8º lugar: Quem Manda

Mais de 11,8 milhões de visualizações

*9º lugar: Filme Pornô

Mais de 11,1 milhões de visualizações

*10º lugar: O Homem que não Sabia Mentir

Mais de 10,8 milhões de visualizações