Publicado 09 de Outubro de 2014 - 11h39

Foto: Divulgação.

O jornalista e poeta brasileiro Olavo Bilac

O jornalista e poeta brasileiro Olavo Bilac

Dando continuidade aos livros gratuitos para download , selecionamos agora algumas obras do consagrado poeta Olavo Bilac, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. 

Você também poderá se interessar por:

- 13 livros de Fernando Pessoa para download gratuito

- Conheça a história de Liev Tolstoi e baixe grátis três de suas obras

Eu vos direi" Amei para entendê-las / Pois só quem ama pode ter ouvidos/ Capaz de ouvir e entender as estrelas." ! Assim já dizia, em 'Via Láctea', um dos exemplares disponíveis para baixar. Um dos principais representantes do Movimento Parnasiano, Bilac valorizou o cuidado formal do poema, em busca de palavras raras, rimas ricas e rigidez das regras da composição poética, dando um novo toque à poesia nacional. 

Entre as artimanhas consagradas do autor, não poderia deixar de citar a contribuição dedicada a literatura infantil e, principalmente, por sua participação cívica, já que era republicano e nacionalista, além de defensor do serviço militar obrigatório. O escritor fez forte oposição ao governo de Floriano Peixoto e escreveu, inclusive, a letra do Hino à Bandeira.

Em link paralelo com o site Universia Brasil, deixamos aqui o link para baixar todas as obras abaixo. Basta clicar no hiperlink e depois na pasta 'Clique para baixar'. 

1.» Alma Inquieta

2.» As Viagens

3.» Contos para Velhos

4.» O Caçador de Esmeraldas

5.» Panóplias

6.» Profissão de Fé

7.» Sarças de Fogo

8.» Tarde

9.» Via-Láctea

10.» Hino à Bandeira

 

Veja também