Publicado 14 de Outubro de 2014 - 10h56

O Departamento de Água e Esgoto de Americana pretende minimizar os impactos causados pela maior estiagem da história do Rio Piracicaba

Divulgação

O Departamento de Água e Esgoto de Americana pretende minimizar os impactos causados pela maior estiagem da história do Rio Piracicaba

Americana implementou nesta terça-feira (14) o rodízio entre reservatórios e regiões para minimizar os impactos causados pela estiagem que atinge os rios Piracicaba e o Sistema Cantareira. A ação é tomada após um rodízio experimental realizado pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE) da cidade.

 

Para o processo, Americana utiliza um monitoramento do sistema telemétrico que aponta os locais de maior consumo, níveis de reservação elevada e níveis de reservação baixa.

 

Em nota, a diretora geral do DAE, Claudete Alves Pereira afirmou que "vem fazendo o possível para manter o abastecimento da população de Americana. Porém, a situação está crítica devido à falta de chuvas na Região e o rodízio vai equiparar o abastecimento nos bairros da cidade".

 

O DAE ainda informa que a vazão do Rio Piracicaba, no ponto da captação da água, está em menos de seis metros cúbicos por segundo e o normal para esta época do ano seria operar em 12 a 15m³/s.

 

Além deste problema, outro fator que vêm preocupando as autoridades é que os fatores alteram as características da água e dificultam o processo de tratamento, causando um atraso em todo o processo.

"O DAE tem uma preocupação intensa em manter a qualidade da água distribuída, respeitando os parâmetros determinados pela portaria 2914. Assim, primamos pela qualidade às vezes, em detrimento da quantidade", explica o Chefe da Divisão de Tratamento de Água, Carlos César Gimenez Zappia.

 

Devido a este problema, algumas interrupções do abastecimento acontecem de foram generalizada na cidade.

 

A nota emitida pelo DAE finaliza afirmando que o rodízio implementado a partir desta terça não tem previsão para término e seguirá até a regularização da captação de água e fim da estiagem.