Publicado 13 de Outubro de 2014 - 15h30

trevo, barão, geraldo, entrega, pronto, obras, finalizado

Divulgação

trevo, barão, geraldo, entrega, pronto, obras, finalizado

 O novo Trevo de Barão Geraldo, completamente remodelado, será entregue na próxima quarta-feira (15). O tráfego de veículos no elevado do Tapetão será liberado a partir das 12h. O local recebe fluxo diário de 25 mil veículos.

Para que uma passagem inferior fosse construída, o trecho do Tapetão foi elevado em seis metros. O elevado será visto logo após o usuário cruzar a pista da Rodovia D. Pedro I (SP-065). Com o fim da obra, o motorista que vem de Campinas volta a fazer o trajeto habitual até o distrito, via Tapetão. 

Além da elevação, outras cinco alças foram criadas, eliminando os conflitos viários que existiam. Agora, há uma via para cada origem e destino dos motoristas.

Quem vem pela pista norte (sentido Anhanguera) da D. Pedro I acessa Barão Geraldo pela alça do Km 138+500. A pista, duplicada, tem uma bifurcação à frente, com uma alça à esquerda para a Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), sentido Paulínia. Essa alça tem uma obra de arte, que passa sob o Tapetão.

O motorista que deixa o distrito também tem caminhos exclusivos. O viaduto, já existente, agora tem uma alça à direita, destinada a quem vai seguir pela D. Pedro I, sentido Anhanguera. Já quem vem de Paulínia e vai para o mesmo destino tem outra alça, no Km 114+500 da Zeferino Vaz, antes de cruzar o viaduto.

Outra modificação ocorreu para quem deixa Barão Geraldo com destino a Paulínia. O acesso, agora, é feito por uma pista à direita do viaduto.

Apesar da liberação completa do trevo, equipes continuarão a trabalhar no trecho em obras de acabamento, que incluem a implantação da sinalização definitiva. A concessionária orienta os usuários a respeitarem a sinalização.

A remodelação do trevo começou em setembro do ano passado e ocorreu por etapas. A reestruturação do trevo custou R$ 8,8 milhões e foi bancada pela Concessionária Rota das Bandeiras, empresa responsável pela administração do Corredor D. Pedro.

“Esta é uma importante obra para a região, pois a remodelação garante maior fluidez ao trânsito, com a separação das pistas. As novas alças já haviam melhorado consideravelmente o nível de tráfego no local e, agora, com a liberação do elevado, todas as novas pistas ficam disponíveis aos motoristas”, explica o engenheiro responsável pela obra, Abner Toledo.

A melhoria faz parte de uma série de obras complementares às obras de construção e adaptação das marginais da D. Pedro I, entre o Km 129 (Leroy Merlin) e o Km 145+500 (acesso à Anhanguera).

“Além de melhorar o acesso para quem entra e sai de Barão Geraldo, a remodelação desafoga o trecho da D. Pedro I”, disse Toledo.