Publicado 10 de Outubro de 2014 - 10h42

Sistema deveria retornar no domingo, mas continua fora do ar

Shutterstock

Sistema deveria retornar no domingo, mas continua fora do ar

É normal ter aquele nervosinho típico antes de uma prova e mais ainda, quando o assunto é vestibular. Mas nós sabemos que o excesso de carga emocional pode prejudicar - e muito, seu desempenho na hora da avaliação, ainda que você tenha se preparado o ano todo. 

 

É importante que você sinta-se confiante não apenas para responder as questões, como também para não deixar que o nervosismo entre no seu caminho e atrapalhe na hora da prova. Para isso, o site Universia Brasil trouxe algumas dicas que podem ajudá-lo a realizar o Enem 2014 sem nervosismo. Confira abaixo:

1. Prepare-se fisicamente

Por mais que o esforço mental exigido em uma prova como o Enem seja muito grande, tenha em mente que o seu corpo também vai ficar muito cansado. Afinal, serão muitas horas sentado e curvado sobre a prova, escrevendo por todo esse tempo. Por isso, antes de comparecer ao local onde vai prestar o exame, faça exercícios de alongamento para se preparar fisicamente.

2. Acalme-se

Antes de entrar na sala, respire fundo algumas vezes. Coloque todos os seus objetivos em mente e seja positivo quanto ao resultado no exame. Começar a prova ansioso é um dos jeitos mais fáceis de sofrer do tão temível "deu branco".

3. Alimente-se bem

Pense em como vai ser fazer uma prova por 5 horas se você estiver faminto. Para evitar que isso acontece, faça uma refeição reforçada antes de sair de casa e leve lanchinhos leves na bolsa.

4. Converse com a pessoa ao lado

Enquanto o examinador não proibir a conversa é importante falar com a pessoa ao seu lado. Pergunte o que ela revisou e qual tema ela acha que será escolhido para a redação. Isso vai dar novas perspectivas e ajudar você a se preparar para o momento. Boa sorte!

Veja também