Publicado 16 de Outubro de 2014 - 5h00

Por Delma Medeiros

Sax Bem Temperado: repertório de composições de autores que têm música no nome, a saber, Nelson Cavaquinho, Jacob do Bandolim e Paulinho da Viola

Divulgação

Sax Bem Temperado: repertório de composições de autores que têm música no nome, a saber, Nelson Cavaquinho, Jacob do Bandolim e Paulinho da Viola

O grupo musical com raízes em Campinas Sax Bem Temperado lança seu segundo álbum nesta quinta-feira com show no Teatro Municipal José de Castro Mendes. No novo disco, 'Caminhando', o quarteto de saxofones foca na música popular brasileira, com arranjos do choro e do samba tradicional. O CD foi produzido através do projeto Caminhos Brasileiros, com patrocínio da ArcellorMittal Gonvarri, produção e distribuição do selo Kalamata, da Direção Cultura e apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), do governo no Estado.

Nesse novo trabalho, o grupo manteve suas características de influência da música erudita e popular brasileira. “Como nesse trabalho queríamos uma coisa mais temática, trabalhando com a MPB e optamos por três autores que têm música no nome: Nelson Cavaquinho, Jacob do Bandolim e Paulinho da Viola. Os nomes são de instrumentos com cordas, mas nós executamos o repertório com instrumentos de sopro”, explica o músico Flávio Corilow, fundador do grupo.

 

O CD é uma continuação do trabalho que o Sax Bem Temperado já desenvolve, com o diferencial de utilizar o saxofone para tocar músicas populares. “O que nós pretendemos é tocar a boa música, que acabou perdendo espaço no mercado para músicas mais de entretenimento e comerciais. Nossa expectativa é tocar a boa música brasileira”, afirma Flávio.

História

Criado em 2006, o quarteto de saxofones surgiu com a proposta de apresentar um repertório essencialmente de música popular brasileira, em arranjos originais, de autores como Tom Jobim, Pixinguinha, Milton Nascimento e Noel Rosa, entre outros grandes nomes da música, temperado com groove, contrapontos e suíngue. O quarteto utiliza linhas de baixo, como tradicionalmente é feito com o violão de sete cordas, e ritmos brasileiros sustentados por sax alto e tenor, equivalendo-se ao cavaco ou ao violão. Integram o quarteto Flávio Corilow (sax soprano), Ronaldo Marquetti (sax alto), Paulo Pupo (sax barítono) e Vinicius Corilow (sax tenor). O primeiro CD, que leva o nome do grupo, foi lançado em agosto de 2007. 

 

Serviço

 

Lançamento do CD 'Caminhando', do Sax Bem Temperado

Nesta quinta-feira (16), às 20h

No Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/n - Vila Industrial) - Campinas. Telefone: (19) 3272-9359

De graça

Escrito por:

Delma Medeiros