Publicado 14 de Outubro de 2014 - 15h40

Rio Atibaia, vazão, Cantareira, água, liberação, racionamento, Campinas

Leandro Ferreira/ AAN

Rio Atibaia, vazão, Cantareira, água, liberação, racionamento, Campinas

A Prefeitura de Salto e a superintendência do SAAE anunciaram, na tarde desta terça-feira (14), que foi iniciado no dia anterior um racionamento noturno para garantir o abastecimento de dia.

Desde a segunda-feira (13), o fornecimento vem sendo cortado em toda a cidade entre 21h e 6h todos os dias, para que os reservatórios possam ser reabastecidos e atendam a demanda ao longo do dia.

Embora o prefeito Juvenil Cirelli (PT) e o superintende Rodney Bérgamo tenham afirmado que o racionamento começou na segunda-feira, o desabastecimento já vinha sendo observado em vários bairros.

No domingo (12), ocorreu o corte de fornecimento em toda a cidade à tarde e à noite, conforme moradores informaram. A Prefeitura e o SAAE negam que isto tenha ocorrido em toda a cidade.

De acordo com a Prefeitura e o SAAE, o racionamento foi adotado em virtude do prolongamento da estiagem e devido ao alto consumo de água nos últimos dias, motivado pelo calor mais intenso.

O SAAE informou que a vazão diminuiu em todos os mananciais, mas no Piraí, o principal da cidade, o volume de água atual é de um quarto do normal, o que levou à tomada de decisão pelo racionamento.

 

Falta de água afeta um dos maiores bairros da zona oeste de Sorocaba

O SAAE de Sorocaba cortou o fornecimento de água, nesta terça-feira (14), para os moradores da região do bairro Júlio de Mesquita Filho, que é um dos maiores da zona oeste da cidade.

A interrupção do serviço ocorre em função de uma manutenção preventiva no acionamento de bombas, informou a autarquia. Esse trabalho foi realizado entre 8h e 11h, mas o restabelecimento ainda não.

A previsão é que o abastecimento volte ao normal na região apenas nesta quarta-feira (15). Além do Júlio de Mesquita, ficarão sem abastecimento Wanel Ville, Santa Bárbara, Tropical e Jardim Monterrey.

 

 

Veja também