Publicado 12 de Outubro de 2014 - 5h00

A meta é vacinar 80% da população de cães e gatos, a primeira estimada em 111 mil

Divulgação

A meta é vacinar 80% da população de cães e gatos, a primeira estimada em 111 mil

Cães e gatos das regiões Norte, Noroeste e Sudoeste com mais de três meses de idade devem tomar a vacina antirrábica até 12 de outubro. As regiões Sul e Leste receberão a campanha nos dias 18 e 19. A vacina é segura e gratuita.

A meta é vacinar 80% da população de cães e gatos, a primeira estimada em 111 mil, e a segunda em 10,8 mil.

“Pedimos que os cães sejam levados com guia e coleira. É indicado que cães de grande porte estejam com enforcador e sejam levados por um adulto, porque demandam mais força. Já os gatos devem ser transportados em uma caixa adequada, pois eles podem ficar assustados e fugir. É possível transportá-los também adequando um carrinho de feira”, sugere o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, Ricardo Conde Alves Rodrigues.

Após 10 anos sem registrar raiva em animais terrestres, em 2013 foram registrados sete casos em herbívoros (bovinos e equinos), além de 13 casos em morcegos (chamado de ciclo aéreo da doença). Em 2014, são quatro registros em herbívoros e quatro em morcegos. A doença é letal em 100% dos mamíferos, inclusive nos humanos. Por isso a vacina anual é importante.

A listagem completa dos postos de vacinação pode ser obtida pelo site (www.campinas.sp.gov.br), na página de Saúde, e pelo Serviço 156 da Prefeitura.