Publicado 15 de Outubro de 2014 - 18h26

A presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador licenciado Aécio Neves (PSDB), que disputarão o segundo turno na corrida pelo Palácio do Planalto no próximo dia 26, voltaram a subir o tom nesta segunda

Evaristo Sa/ Nelson Almeida/ AFP

A presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador licenciado Aécio Neves (PSDB), que disputarão o segundo turno na corrida pelo Palácio do Planalto no próximo dia 26, voltaram a subir o tom nesta segunda

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (15) pela Folha de S. Paulo mostra que Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) continuam em empate técnico pelo mesmo placar da pesquisa anterior, feita entre 8 e 9 de outubro: 51% dos votos válidos para o tucano e 49% da petista.

O levantamento do Ibope, também divulgado hoje, aponta o mesmo: ambos empatados tecnicamente, com Aécio em vantagem numérica de 45%, contra 44% de Dilma.  

 

Datafolha

Considerando todas as intenções de voto, Aécio oscilou de 46% para 45%, e Dilma, de 44% para 43%. Brancos e nulos oscilaram de 4% para 6% e indecisos se mantiveram em 6%.

O levantamento também avaliou o potencial de voto dos dois candidatos. No caso de Aécio, 42% dos entrevistados disseram que votariam nele com certeza; 18%, que talvez votassem; 38%, que não votariam nele de jeito nenhum; 2% não sabem ou não responderam.

 

Para Dilma, o porcentual dos que com certeza votariam na candidata é o mesmo, 42%; 15% disseram que talvez votassem na atual presidente; 42%, que não votariam nela de jeito nenhum; e 1% não soube ou não respondeu.

O Datafolha, encomendado pela TV Globo e pela Folha de S. Paulo, entrevistou 9.081 eleitores entre ontem e hoje em 366 municípios do País. A margem de erro máxima é de 2 pontos porcentuais e o nível de confiança, de 95%.

 

Isso significa que, se fossem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01098/2014.

Ibope

A pesquisa encomendada pela Rede Globo e divulgada nesta quarta-feira mostra que o quadro se manteve inalterado em relação à última pesquisa, divulgada na quinta-feira (9). Aécio Neves (PSDB) se mantém em 51% dos votos válidos e Dilma Rousseff (PT) em 49%.

Considerando os votos totais, Aécio oscilou de 46% para 45% e Dilma, de 44% para 43%. Os brancos ou nulos passaram de 6% para 7% e os indecisos, de 4% para 5%. Foram entrevistados 3.010 eleitores entre os dias 12 e 14 de outubro.

 

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01097/014.

Os resultados da pesquisa coincidiram com os dados do levantamento do Datafolha também divulgado hoje, tanto com relação aos votos válidos como aos votos totais, a exemplo do que aconteceu na última divulgação de ambos institutos, no dia 9.

Veja também