Publicado 15 de Outubro de 2014 - 17h03

Tempo seco favorece às queimadas

Divulgação

Tempo seco favorece às queimadas

A Defesa Civil de Campinas e o Corpo de Bombeiros voltaram ao Parque Ecológico Emílio José Salim, em Campinas, na manhã desta quarta-feira (15) para combater novo fogo de incêndio, segundo informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Campinas. Com o tempo seco, incêndios em terreno oferecem um grande risco à saúde da população. Esta semana, uma área de mata dentro do Parque das Águas, no Parque Jambeiro, também registrou o mesmo problema.

A combinação calor, que hoje atingiu 35.6°C, segundo o site do Cepagri, e falta de chuva deixaram nesta quarta a Defesa Civil em estado de alerta novamente para umidade do ar, que vem se mantando abaixo de 30% nos últimos dias.

 

Foram utilizados dois caminhões e sete policiais no combate ao fogo. A Defesa Civil constatou que quase 100% das queimadas que ocorreram nos últimos meses foram provocadas pela ação do homem. “Estamos vivendo uma situação crítica, sem chuvas e com altas temperaturas e as queimadas agravam mais ainda a qualidade do ar que a população respira”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Sidnei Furtado, que pediu o apoio da população para denunciar potenciais áreas com risco de queimadas. O telefone da Defesa Civil é o 199.

Multa

Colocar fogo em terrenos com o intuito de limpar a área é passível de multa, no valor de R$5.255,40, que é devido pelo proprietário do terreno, mesmo que o incêndio tenha sido provocado por terceiros. A intenção é fazer com que os donos de terrenos que possuam mato seco, por exemplo, ou algum outro tipo de material que apresente potencial risco de incêndio, mantenham as áreas limpas, afastando os riscos de queimadas. 

Recomendações da Defesa Civil para minimizar os efeitos da baixa umidade do ar:

· Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h

· Umidificar o ambiente

· Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.

· Manter-se hidratado

· Evitar qualquer tipo de queimada

· Para maiores informações sobre a umidade relativa do ar ligar contatar a Defesa Civil através do Telefone Emergencial 199

· Em caso de incêndio entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.

· Evitar aglomeração em ambientes fechados Usar soro fisiológico para os olhos e narina.