Publicado 14 de Outubro de 2014 - 5h00

Por Sarah Brito

Evento tem entrada gratuita e é aberto a todos os interessados

Cesar Rodrigues/ ANN

Evento tem entrada gratuita e é aberto a todos os interessados

Instigar as crianças e adolescentes para um mundo muitas vezes difícil de entender nas salas de aula. Essa é a ideia da 2ª Semana de Ciência e Tecnologia, que ocorre esta semana na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 

Com maquetes, jogos eletrônicos e atividades interativas, os visitantes conseguem entender como funcionam conceitos da física, entre eles o sistema de energia elétrica, a nanotecnologia e o sistema solar.

 

O evento ocorre até sexta-feira e a entrada é franca. A estimativa de público é de 5 mil pessoas.

O evento conta com cinco tendas instaladas ao redor do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, com atividades simultâneas, que são realizadas de segunda a sexta, de 13 a 17 de outubro, das 8h30 às 17h.

 

Uma tenda abriga a 1ª Expociatec, com o intuito de apresentar o trabalho das empresas incubadas na Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec).

Em 2013, a 1ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia contou com atividades realizadas em uma tenda instalada na Lagoa do Taquaral e com a participação de mais 5 mil estudantes.

Segundo o diretor associado do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, Pedro Holanda, a mostra consiste em trazer várias empresas de tecnologia de Campinas para apresentar a pesquisa que está sendo feita por cada uma delas, e também institutos de pesquisa.

 

“Paralelo a isso temos módulos de neurociências, praça tempo-espaço entre outros, para o público. A visita guiada é voltada para o público estudantil, mas a entrada é livre. Queremos aproveitar a oportunidade para divulgar o museu”, explicou.

 

As atividades agradaram as crianças e adolescentes que visitaram o primeiro dia da mostra.

 

“Fizemos maquetes, achei muito interessante. Nunca tinha visto nada parecido. Me interesso por ciência e quero ser arquiteta. Tem tudo a ver”, disse Gabriela Vitória Pimenta, de 13 anos.

 

Ana Beatriz Caetano, de 12 anos, também gostou da mostra e diz que conheceu coisas novas, entre elas como funciona o sistema de energia elétrica, que chega até as residências, indústrias e comércios.

 

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, da Unicamp e do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

 

SERVIÇO

 

Museu Exploratório de Ciências da Unicamp - Avenida Alan Turing, 1.500, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Barão Geraldo

Escrito por:

Sarah Brito