Publicado 12 de Outubro de 2014 - 18h07

Por Marita Siqueira

Moradores reclamam da falta d´água

Cedoc/ RAC

Moradores reclamam da falta d´água

Após ter reduzido a captação de água do Rio Atibaia - o que pode ter provocado o desabastecimento de pelo menos metade da cidade de Campinas entre sexta-feira e sábado - a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A (Sanasa) informou que o sistema foi normalizado neste domingo (12). Com isso, passou a captar o suficiente para abastecer todos os moradores. Mesmo assim, em alguns bairros mais elevados, ainda houve registro de falta d'água. A estimativa é que os reservatórios voltem a ficar 100% cheios nesta segunda-feira (13).

A empresa pública retirou apenas 40% do necessário para abastecer os campineiros entre sexta-feira e sábado. Isso porque a má qualidade da água impediu que ela passasse por tratamento. A Sanasa é obrigada a respeitar o limite de aplicação de cloro estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar do sistema ter voltado a normalidade, a condição do Rio Atibaia permanece crítica e os moradores observam a piora a cada dia.

As principais áreas afetadas foram as do Campo Grande, Ouro Verde e Sousas. Foram registrados também falta de água parcial no Taquaral e Nova Campinas. O Rio Atibaia abastece 95% da cidade e o Rio Capivari, outros 5%. Os dois tiveram redução na captação no final de semana.

Escrito por:

Marita Siqueira