Publicado 10 de Setembro de 2014 - 11h08

Por Delminda Aparecida Medeiros

Exposições de cartuns e de telas

Delma Medeiros

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

Técnicas e estilos distintos marcam duas exposições que abrem hoje em Campinas. O cartunista Dalcio Machado faz uma mostra de seus principais trabalhos, inaugurando o espaço cultural do Colégio Oficina do Estudante. Já o artista plástico Julio Rodrigues Neto retrata cenas do cotidiano e paisagens na exposição Caminhado entre Cores e Vidas, em cartaz no Ateliê Lisa França. Dalcio diz que aceitou de imediato o convite para a exposição pela chance de mostrar seu trabalho a um público mais jovem e explica que a mostra não tem um tema específico. “Salpiquei um pouco de tudo, de futebol a eleição e guerras (nas charges); de Dilma a David Bowie, passando por Frida Kahlo, Paul Mccartney e Chico Buarque (nas caricaturas).” No total serão expostos 16 trabalhos.

Segundo Dalcio os trabalhos já foram publicados no Correio Popular ou na revista Veja. Entre os premiados estão a caricatura de Frida Kahlo que ganhou o 1º lugar na Bienal de Tenerife, na Espanha; a charge do menino brincando com o trem no pente de balas do soldado, 2º lugar no World Press Cartoon, em Portugal. “Outras tiveram muito destaque nas redes sociais, como a charge do Neymar recebendo a carapaça do Fuleco, que rodou o mundo e foi parar na parede do próprio jogador”, diz o artista.

Chargista, cartunista, caricaturista, ilustrador, pintor, escritor e compositor, Dalcio venceu 111 salões de humor em todo o mundo. Foi eleito duas vezes como melhor caricaturista brasileiro pelo Troféu HQ Mix (1999 e 2008) e, em 2012, foi considerado o melhor cartunista no Salão de Humor de Piracicaba.

Nascido em 1972 em Campinas, o artista começou a fazer charges para o Correio Popular em 1988, aos 16 anos. Saiu do jornal em 1990 e retornou em 2003, permanecendo até hoje. Publicou dois livros infantis pela Cia da Letrinhas: Não Brinque com a Comida (2012); e Flubete (2014). O último ocupa o 3º lugar como publicação infantil mais vendida, na relação da Revista Vila Cultural, da Livraria da Vila, atrás apenas de livros da Peppa Pig.

Agende-se

O quê: Exposição de cartuns de Dalcio Machado

Quando: De hoje a 11/10, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e sábados, das 8h30 às 17h

Onde: Oficina do Estudante (Av. Brasil, 601, Guanabara, fone: 3241-6688)

Quanto: Entrada franca

Box: Caminhando entre Cores e Vidas

Cenas do cotidiano e paisagens são as principais fontes de inspiração do artista plástico Julio Rodrigues Neto, que faz exposição individual no Ateliê Lisa França, com o título Caminhando entre Cores e Vidas. Devido à sua formação e carreira profissional voltadas à pesquisa científica, o artista plástico habituou-se a olhar com detalhes a natureza e as situações do cotidiano e a reproduzir essas cenas nas telas. Na mostra ele apresenta peças de óleo e acrílico sobre telas. (DM/AAN)

Agende-se

O quê:Exposição Caminhando entre Cores e Vidas

Quando: De hoje a 4/10, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, ou com agendamento

Onde: Ateliê Lisa França (Rua Monsenhor Emílio José Salim, 118, Sousas, fone: 3258-1474)

Escrito por:

Delminda Aparecida Medeiros