Publicado 07 de Setembro de 2014 - 5h34

As secretarias de Obras e Meio Ambiente e Urbanismo de Vinhedo iniciam nesta semana a construção de calçada ecológica na região do Parque São José e Parque Santa Rosa, que servirá de modelo para as calçadas dos 600 lotes desses bairros. A calçada ecológica precisa de 0,75 m de largura mínima para fixação de postes, árvores e lixeiras; 1,20m de largura mínima para uso de pedestres e uma faixa de acesso, com área verde, sem largura mínima. A Prefeitura distribuirá folheto aos moradores com essas informações e imagem de como fica o local.

“São 600 lotes no local que nascem com uma nova concepção de calçada, com espaço para pedestre, plantio de árvores e colocação de postes, árvores e lixeira, além de faixa de acesso à residência”, afirma o Secretário de Obras, Augusto Bracialli.

A calçada ecológica será instalada nessa região porque a largura da calçada permite. Além disso, a Secretaria de Obras calcula que sua construção é mais barata para o morador, pois envolve a colocação de grama em uma parte e cimento em outra. O modelo de calçada ecológica deve ser padrão para os futuros loteamentos da cidade. (AAN)