Publicado 10 de Setembro de 2014 - 5h33

O ginásio poliesportivo da Universidade Estadual de Campinas será invadido hoje por pelo menos 7 mil estudantes do Ensino Médio e universitários. Os futuros profissionais vão em busca de oportunidades de estágios e trainees durante a 15 edição da Talento. O evento que tem como objetivo fazer a ponte entre os estudantes e recém-formados e os empregadores terá neste ano a participação de 63 companhias.

O encontro também contará com 20 palestras que tratam de temas variados que tratam do mercado de trabalho e do ambiente empresarial. A feira é a maior do Interior paulista e se firmou como uma referência para grandes empresas que selecionam estagiários e trainees. Recente estudo da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) mostrou que 44,4% dos desempregados na Região Metropolitana de Campinas (RMC) têm entre 15 e 24 anos.

A Talento deste ano vem com novidades. Uma delas é a obrigatoriedade de fazer o cadastro para a participação na feira. O formulário pode ser preenchido previamente pela internet ou na entrada do evento. Outra é a inscrição do currículo por meio do Linkedin. As informações são encaminhadas diretamente para as empresas. O banco de currículos poderá ser acessado pelos empregadores.

O coordenador de Comunicação do Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, Rodrigo Zanetti Morelli, afirmou que a feira é um oportunidade para que os estudantes conheçam as empresas e saibam buscar boas oportunidades no mercado de trabalho. “Apesar dos indicadores econômicos mostrarem uma retração no nível de geração de postos de trabalho, as empresas continuam contratando os estudantes nos programas de trainees e nos estágios”, comentou.

Ele disse que os organizadores da feira esperam pela participação de mais de 7 mil estudantes de Campinas e região. “Teremos 63 empresas expositores. E também serão realizadas 20 palestras. Os estudantes terão informações importantes sobre as empresas e o mercado de trabalho”, ressaltou. O coordenador salientou que não adianta os estudantes levarem os currículos em mãos. “Temos um banco de currículos que é acessado pelas empresas”, afirmou.

Depois de dois anos, a Talento volta a ser realizada no Ginásio da Unicamp. O evento começa às 9h e se estende até as 20h. Os estudantes podem ter mais informações no www.talentounicamp.com.br http://www.talentounicamp.com.br/.