Publicado 06 de Setembro de 2014 - 5h33

A Iguatemi Empresa de Shopping Center (IESC) comercializou até agora mais de 70% da área bruta locável (ABL) da expansão do Shopping Center Iguatemi Campinas. A nova ala terá 20 mil metros quadrados de ABL.

A ampliação vai alçar o centro de compras ao maior em espaço de vendas do grupo. O Iguatemi terá 106 mil metros quadrados a partir de abril do próximo ano, quando a ampliação será inaugurada. A estimativa é que o faturamento do shopping aumente 35% e que sejam gerados 1.500 novos empregos diretos - o que fará dele um dos maiores empregadores da cidade, com mais de 7 mil vagas diretas.

A projeção dos empreendedores é uma alta de 25% a 30% no volume de público. Por mês, o Iguatemi Campinas recebe 1,9 milhão de visitantes. O grupo investe R$ 190 milhões na expansão do shopping. A empresa também administra o Galleria Shopping Center, que passou por uma modernização em 2012 e consumiu R$ 30 milhões.

A estratégia da empresa para reforçar o mix da nova ala é apostar em marcas - nacionais e internacionais - que estão chegando agora no Interior. Um dos nomes confirmados pelo grupo anunciou é a GAP, marca norte-americana que terá uma loja de 800 metros quadrados onde comercializará moda feminina, masculina e infantil. A unidade terá o mesmo padrão dos estabelecimentos instalados em outros países.

O vice-presidente Comercial da IESC, Fernando Simões, afirmou que o foco do Iguatemi Campinas é ser um centro de compras regional e que ofereça diferenciais como marcas exclusivas. “A loja da GAP será a primeira da marca fora de capitais. Já comercializamos mais de 70% da ABL. Serão pouco mais de 100 lojas na nova ala”, comentou. Ele salientou que a expansão terá novos restaurantes, uma academia de ginástica Bodytech e um novo complexo de cinemas da rede Cinemark.

O vice-presidente afirmou que o Iguatemi Campinas é um dos empreendimentos mais valorizados do grupo. Simões pontuou que em faturamento ele disputa a segunda posição com um empreendimento do grupo no Rio Grande do Sul e o JK Iguatemi, em São Paulo. O primeiro posto é do Iguatemi São Paulo.

“Com a expansão, o Iguatemi Campinas deverá consolidar a segunda posição em volume de vendas entre os empreendimentos do grupo”, comentou. O vice-presidente afirmou que a empresa aposta no Interior de São Paulo.

“Nos últimos anos, investimos na expansão do Galleria e inaugamos shoppings em Ribeirão Preto, Sorocaba e São José do Rio Preto”, disse.

A ampliação do Iguatemi Campinas será entregue no ano que vem. “Os investimentos chegarão a R$ 1 bilhão”, detalhou. O grupo também injeta recursos em outlets. “Temos um empreendimento desse segemento na região Sul e nos próximos dois a três anos teremos mais um estabelecimento no Rio Grande do Sul e outro em Minas Gerais”, afirmou o vice-presidente Comercial da IESC.

A inauguração da nova ala do Iguatemi Campinas está prevista para abril de 2015, mas a data ainda não foi confirmada. De acordo com o grupo, o cronograma vem sendo cumprido, mesmo depois de paralisações na obra em decorrência da morte de dois operários quando uma laje cedeu em maio deste ano.

Primeira loja GAP do Interior está confirmada

O franqueador da marca GAP no Brasil quer aproveitar o potencial de consumo da região de Campinas para ampliar os negócios no País. A cidade será a primeira fora capitais a ganhar uma unidade da grife.

“Campinas está entre os dez maiores mercados consumidores brasileiros. Há um ano começamos com uma loja no JK Iguatemi, em São Paulo. Atualmente, temos três lojas na Capital, uma no Rio de Janeiro e outra em Porto Alegre. Até o final do ano, vamos inaugurar mais cinco nas cidades de Barueri (Alphaville), Curitiba, Niterói (Rio de Janeiro), Recife e Fortaleza” , comentou o diretor comercial da GEP, Pierre Schrappe.

Ele informou que em 2015 estão previstas a abertura em Salvador (Bahia) e em Campinas. “Campinas será a primeira cidade fora capitais em que vamos instalar uma loja. A unidade terá 800 metros quadrados. A loja terá moda feminina, masculina e infantil. A unidade vai gerar pelo menos 40 empregos”, disse.

Schrappe afirmou que a empresa também atua com ponta de estoque de marcas como GAP, Cori, Luigi Bertoli e M. “Outro investimento no Interior paulista será uma unidade da Offashion, no Outlet Premium em Itupeva”, disse. (AL/AAN)