Publicado 10 de Setembro de 2014 - 5h32

O Santos abre sua participação no segundo turno do Brasileirão contra o Sport, hoje, a partir das 21h, na Arena Pernambucano. E o desafio santista é voltar a vencer como visitante no campeonato, depois de uma sequência de cinco derrotas — o jejum dura mais de três meses.

A última vitória santista fora de casa no Brasileirão foi diante do Bahia, no dia 29 de maio, em Feira de Santana (BA). Com essa campanha ruim como visitante — dois empates e cinco derrotas em nove jogos —, o Santos ficou mais longe do G4 e está atualmente em nono lugar, com 26 pontos.

Ainda sem poder contar com Robinho, que estava na Seleção Brasileira, o lateral-esquerdo Mena, convocado para defender o Chile, e o volante Alison, após servir o time olímpico do Brasil em viagem ao Catar, Enderson Moreira só mudará a estratégia de jogo. Com base no que viu nos vídeos dos jogos do Sport e de algumas informações que ouviu do meia Lucas Lima, que jogava no time pernambucano no ano passado, o técnico orientou o time a ocupar todos os espaços do meio para trás e tentar o gol no contra-ataque.

"O Sport mudou bastante depois que eu saí", conta Lucas Lima. "Ficaram quatro jogadores do time que disputou a Série B. Com Enderson falei pouco. Foi mais com os companheiros. Passei informações sobre as características de alguns jogadores e de como a equipe deles ataca e se defende."

Enderson Moreira chegou a testar no treino de ontem uma mudança importante no time, tirando o atacante Gabriel para colocar Alan Santos, que, assim, se juntaria aos outros dois volantes titulares, Arouca e Souza, na marcação. Essa mudança, no entanto, é para ser usada no segundo tempo do jogo, se o Santos estiver na frente no marcador e sendo pressionado. Antes, ele escalou o time com três atacante — Gabriel, Leandro Damião e Thiago Ribeiro —, utilizando a mesma formação da última partida.

Além disso, boa parte do treino de ontem foi destinada ao ensaio de bolas altas defensivas e ofensivas, que funcionou bem no triunfo de sábado sobre o Vitória, com os dois gols marcados pelo zagueiro David Braz. (Da Agência Estado)

Na mira do Barça, Gabriel é capa de jornal espanhol

Gabriel está em alta na Espanha. O artilheiro do Santos na temporada, com 16 gols, foi capa da edição de ontem do jornal Sport, um dos principais da Catalunha. Com o título "Gabigol — Outro Neymar para o Barça", o periódico lembra que o atacante pode pintar no Barcelona assim que o clube espanhol se livrar da sanção imposta pela Fifa para contratar reforços. Quando comprou Neymar, em julho do ano passado, o Barça adquiriu do Santos a prioridade por três jovens formados nas categorias de base do Peixe: Gabriel, Giva e Victor Andrade, que, inclusive, já deixou o clube e foi para o Benfica. Os dois primeiros são os únicos que permanecem na Vila Belmiro. A multa rescisória de Gabriel com o Santos está estipulada em 50 milhões de euros, em contrato válido até agosto de 2015. A prorrogação do vínculo tem se arrastado já há alguns meses. (Das agências)