Publicado 10 de Setembro de 2014 - 11h44

A médica cirurgiã Adriana Brasil, diretora clínica da Associação

Antonio Trivelin/ Gazeta de Piracicaba

A médica cirurgiã Adriana Brasil, diretora clínica da Associação

Um campanha em Piracicaba abre as inscrições para que qualquer pessoa, preferencialmente para pacientes de baixa renda, possa fazer exames de detecção de câncer entre os dias 15 de setembro e 10 de outubro.

 

Trata-se da VII Campanha Anual Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer, que, no ano passado realizou 4.726 exames.

A diretora clínica da associação e cirurgiã de cabeça e pescoço, Adriana Brasil, destaca que nestes sete anos de campanhas de prevenção, a instituição estabeleceu uma relação de credibilidade com as pessoas:

 

"Percebemos que, além de oferecer exames e conscientizar a população sobre a importância da prevenção de câncer, também firmamos um laço de confiança com a comunidade, que ao longo deste tempo demonstra menos preconceito, menos medo e mais coragem de se manifestar diante de um sintoma ou de uma dúvida em relação ao seu corpo". 

 

Adriana conta ainda que "no atual momento, a Ilumina atingiu um grau de intimidade com a população que não atende mais um indivíduo e sim famílias inteiras, bairros inteiros, gente que conhece nosso time e confia no nosso trabalho. Sabem que terão o melhor atendimento, com singular amorosidade e comprometimento e nada pagarão por isso".

O cadastramento prévio é obrigatório e será feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na sede da instituição, na avenida Independência, n° 171.

 

As vagas são limitadas e podem se cadastrar pessoas residentes nos municípios da DRS-10, que abrange 26 cidades.

 

Para o cadastro, são necessários os documentos pessoais (xerox do CIC, do RG, do cartão azul do SUS e de um comprovante de residência).

 

Os exames gratuitos para detectar sete tipos de tumor serão realizados de 30 de outubro a 1° de novembro, na Estação da Paulista. Uma pessoa, que tenha sintomas suspeitos, pode se cadastrar para mais de um exame (neste caso, precisará de tantas cópias dos documentos quantos forem os exames). 

Adriana é enfática ao se dirigir à população: "Convocamos todos que já sentiram que é possível prevenir e é um aprendizado enfrentar a doença precocemente, a motivar seus familiares e amigos a tornarem nosso outubro mais rosa e nosso novembro mais azul! Que venham todos fazer cadastro! Temos fé que se há pessoas com câncer na rua e que não sabem disso e que precisam ser atendidas, seremos providos para proporcionar o melhor a estas pessoas sem qualquer despesa para terem seu diagnóstico precoce. E diversos segmentos sociais têm respondido aos nossos apelos. Vivemos em milagres!"

Além de Piracicaba, também serão atendidas pessoas residentes nos municípios da DRS-10 (Diretoria Regional de Saúde), constituída por: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Ipeúna, Iracemápolis, Itirapina, Leme, Limeira, Mombuca, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa C. Conceição, Santa Gertrudes, São Pedro e Santa Maria da Serra.

A Associação Ilumina recomenda que pessoas com as características abaixo procurem a sede e inscrevam-se para os seguintes exames:

. Mamografia para mulheres a partir dos 40 anos (mulheres com idade entre 35 e 39 anos, desde que tenham histórico de câncer na família - mãe, irmã, tia etc);

· Colo de Útero (Papanicolau) para mulheres que tenham iniciado vida sexual, sem restrição de idade;

· PSA (exame de sangue para câncer de próstata) para homens a partir dos 50 anos ou, se tiverem caso de câncer de próstata na família, a partir de 40 anos;

· Intestino (sangue oculto nas fezes) para pessoas acima de 40 anos com histórico familiar de câncer de intestino;

RX pulmão para tabagistas com idade acima de 50 anos, com ou sem queixas de tosse e broncopneumonia de repetição;

· Exames de pele: sem restrições;

· Exames de boca: sem restrições.