Publicado 09 de Setembro de 2014 - 5h00

Em dezembro de 2012, Lucas Rafael Brito da Silva, hoje com 19 anos, sofreu um AVC (acidente vascular cerebral). A vida dele - que perdeu os movimentos e precisa ficar em uma cama -, dos pais e de mais três irmãos virou de cabeça para baixo. Todos os planos para o futuro, incluindo a nova casa, tiveram de ser adiados.

 

Hoje, quase dois anos depois, a família se prepara para uma nova mudança. Até dezembro, eles deixam os dois pequenos cômodos em que vivem e ocupam a nova casa, adaptada para receber Lucas.

 

O imóvel foi construído pelos voluntários da Associação Pró Mutirão da Casa Popular de Piracicaba (Mucapp), após a intervenção do grupo de amigos Puro Palestra, que organiza no próximo domingo (21), almoço italiano, com renda revertida para a obra.

Esse é o terceiro almoço realizado pelo grupo, composto por amigos que se reúnem para fins esportivos e ações beneficentes.

 

Um de seus membros, Antonio Carlos Feliciano, gestor de produtos do supermercado Delta, onde Lucas trabalhava como menor aprendiz, e membro do Puro Palestra, levou a história do jovem aos amigos, que entraram em contato com a Mucapp, ONG (organização não governamental) criada há 21 anos por Ivani Fava Neves e que conta com mais de 400 colaboradores, além de voluntários em várias áreas.

Necessidade 

A casa onde a família de seis pessoas mora é composta por sala, quarto e banheiro. No pequeno quarto fica a cama hospitalarde Lucas. É lá e na cozinha minúscula que a família dorme.

 

“Estávamos construindo nossa casa quando isso aconteceu. O meu marido é pedreiro e o Lucas estava ajudando ele”, conta Fernanda Regina Gonçalves de Brito.

A obra do sobrado - em terreno da família, no Costa Rica - teve de ser paralisada quando estava na metade da parte térrea porque todos os recursos se voltaram para o tratamento do jovem, que passou por cirurgia e chegou a ser desenganado pelos médicos.

 

Hoje, Lucas mostra sinais de recuperação, se comunica com os olhos e aperta as mãos das pessoas.

Em breve, na nova casa, com um quarto feito especialmente para ele, com portas largas e muito espaço, toda a família poderá viver com mais conforto.

 

“Eles são anjos que colocaram em nosso caminho”, resume Fernanda sobre a Mucapp, o Puro Palestra e o Delta, que também colaborou com materiais de construção.

Quem quiser ajudar a família de Lucas pode adquirir convites para o 3° Almoço Italiano, que acontecerá no dia 21, a partir das 10h30, na Chácara Tanno (rua Ayrton Senna da Silva, 168, Dois Córregos).

 

Convites individuais à venda no Bar do João, rua Moraes Barros, 376, Centro, por R$ 35.

 

Informações e convites também pelos telefones 9 8142-7706 ou 9 9608-8877.