Publicado 09 de Setembro de 2014 - 5h00

Participantes irão criar um modelo de negócios, desenvolver protótipo e apresentá-lo a banca avaliadora

Divulgação

Participantes irão criar um modelo de negócios, desenvolver protótipo e apresentá-lo a banca avaliadora

De 12 a 14 de setembro, Rio Preto será sede, pela primeira vez, do maior evento de startups do mundo: o Startup Weekend.

 

O evento já ocorreu em 130 países e é promovido pela UP Global, organização de base comunitária sem fins lucrativos, dedicada a promover comunidades empreendedoras em todo o mundo.

 

Em nossa região, o evento será realizado por iniciativa do Movimento Startups Rio Preto, criado há pouco mais de um ano para fomentar localmente a cultura startup.

 

Nos três dias de evento, os participantes são encorajados a vivenciar todos os processos de construção de uma startup, isto é, ter uma ideia, validá-la junto ao público, construir um modelo de negócios, desenvolver um protótipo e apresentá-lo a uma banca avaliadora.

 

“São 54 horas voltadas para empreender na prática”, afirma André Hotta, gerente regional no Brasil da UP Global.

 

“Outro grande mérito do evento é colaborar na construção e fortalecimento de comunidades startup, já que o Startup Weekend coloca num mesmo lugar pessoas com diferentes habilidades e atuações, todas interessadas nesse tema”.

 

Todo o trabalho é baseado na metodologia Lean Startup, mundialmente recomendada quando se trata de criar empresas com produtos inovadores, que não encontram referência no mercado, e com potencial de escala, ou seja, com possibilidade de alcançar rápido e grande crescimento.

 

“Uma vez que o enfoque do Startup Weekend é bastante prático, acreditamos que o evento será um divisor de águas para o universo empreendedor de Rio Preto e região”, afirma Ariel Costa, coordenador geral do Movimento Startups Rio Preto.

 

“Isso porque, de forma intensiva, poderemos disseminar as técnicas da cultura startup e criar relacionamento com pessoas de destaque no cenário mundial desse ecossistema”.

 

Nomes de peso

 

Para oferecer mentoria aos participantes do evento, estarão em Rio Preto profissionais de peso na comunidade startup, como é o caso de Matt Montenegro, membro do SanPedroValley, comunidade de startups da região metropolitana de Belo Horizonte, e fundador do Beved, plataforma de aulas online, e André Braga, membro do Manguezal, comunidade de startups do Recife, e CEO da startup Eventick, que permite a venda de tickets para eventos.

 

Na banca de jurados, estarão nomes como o de João Kepler, investidor anjo e membro da AnjosDoBrasil, Gustavo Marques, CEO da Livebiz, startup que conecta marcas e consumidores por meio de música e celebridades, e Edson Bérgamo, rio-pretense que é fundador e diretor da Kboing.

 

A melhor startup criada durante o Startup Weekend Rio Preto será premiada com 500 dólares em serviços da Amazon, um estande e hospedagem para duas pessoas do time para apresentar o negócio no Epicentro, evento de startup em Campos do Jordão (SP), e 3 meses do coworking no escritório da Next.Biz, em Rio Preto.

 

“Além disso, haverá investidores não só na banca de jurados, mas também na plateia, por isso os participantes terão a chance de levantar recursos para levar sua ideia para a prática”, destaca Ariel.

 

SERVIÇO

O quê: 1º Startup Weekend Rio Preto

Quando: 12 (à noite), 13 (dia todo) e 14 de setembro (dia todo)

Onde: Centro de Convenções da Acirp – Avenida Bady Bassitt, 4052

 

Inscrições e informações: www.swriopreto.com.br

Preço: R$ 120