Publicado 08 de Setembro de 2014 - 5h00

Os idosos estão mais participativos e se sentem mais felizes atualmente

Antonio Trivelin

Os idosos estão mais participativos e se sentem mais felizes atualmente

A 17ª Semana Municipal do Idoso, realizada pela Prefeitura de Jundiaí, já tem mais de 50 eventos confirmados. A programação, de 18 a 27 de setembro, deve-se principalmente ao engajamento e adesão da rede municipal de saúde ao evento.

No ano passado, ações nas unidades de saúde reuniram cerca de 2 mil idosos

Segundo Cláudia, cerca de 2 mil idosos participaram das atividades no ano passado nas unidades de saúde e a expectativa é de que esse número dobre.

Programação central

A programação começa no dia 18 (quinta-feira), às 8h30, com a palestra “Mitos do Envelhecimento: Engajamento e Isolamento Social na Velhice”, com a doutora em gerontologia e professora da USP, Andrea Lopes. A palestra é voltada para o público idoso e será no auditório do Fundo Social de Solidariedade (Funss), no Parque da Uva.

No mesmo dia 18, às 13h30, Andrea Lopes fala sobre “Abuso na Velhice: Por Que Devo Me Importar?”, também no auditório do Funss. Desta vez, a palestra é voltada para funcionários da Prefeitura de Jundiaí.

A terceira palestra será no dia 19 (sexta-feira), às 13h30, no Centro de Convivência do Idoso (Criju), no Complexo Argos. A doutora em gerontologia e professora da PUC São Paulo, Beltrina Côrte, fará palestra sobre “Envelhecimento: Cuidados e Abusos” para voluntários da sociedade civil que trabalham com público idoso.

Além das palestras, estão programados dois eventos de lazer. No dia 20 (sábado), às 14h, haverá o Baile Especial do Criju, e, no dia 24 (quarta-feira), também no Criju, a apresentação da Banda São João Batista.

A programação nas unidades de saúde começa no dia 22 e vai até o dia 27, com passeios, palestras, apresentações artísticas, oficinas de culinária, bailes, dança circular, aulas de ginástica, e outras atividades.